A participação da delegação japonesa na trigésima Conferência do Clima (COP-30), da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em novembro de 2025, em Belém, foi o tema central da primeira reunião realizada entre o governador do Pará, Helder Barbalho e o novo Cônsul Principal do Japão, Tomio Sakamoto, realizada na terça-feira, 18. A data celebra os 116 anos da imigração japonesa no Brasil.
No encontro, o chefe do Executivo paraense apresentou os principais investimentos realizados para ampliação da estrutura para a realização da COP-30 e destacou a forte relação dos laços estabelecidos com a comunidade Nikkei no Pará.
"Nós valorizamos essas e tantas outras importantes ações da comunidade japonesa em nosso Estado. Desejamos deixar as portas abertas do Governo para sempre que necessário for, estarmos trabalhando para cultivar os laços de amizades", ressaltou o governador Helder Barbalho.
Durante a reunião, o novo Cônsul do Japão ressaltou a boa relação entre os governos, com destaque para o momento de realização da COP 30, como um importante momento para a comunidade japonesa.
"Ano que vem será celebrado os 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão. E dessa forma, temos muita satisfação, uma honra de poder estar presenciando essa relação virtuosa entre Brasil e Japão, e Pará com Japão", ressaltou Tomio Sakamoto.
Com informações da Agência Pará