Com o tem: Sua Atitude Salva Uma Mulher, a Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social- Semtras, através do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres- NPPM, Centro Maria do Pará, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) em parceria com toda a Rede de Proteção e Defesa a mulher vítima de violência, realizaram neste mês de agosto a campanha Agosto Lilás, que trabalha a conscientização e sensibilização pelo enfrentamento da violência contra a mulher.
A abertura da campanha aconteceu no dia 09, no plenário da Câmara Municipal, e encerrou na sexta-feira, 30, com uma blitz educativa, na Orla da Cidade. Centenas de veículos foram abordados e puderam levar para casa material informativa como folderes e cartazes para casa e assim disseminar a campanha.
A Campanha Agosto Lilá é nacional que faz referência a Lei Maria da Penha que este ano completou 18 anos dia 07 de Agosto e também uma lei municipal nº 21. 454, sancionada pelo Prefeito Nélio Aguiar em dezembro de 2021 institui a campanha no calendário do Município com foco na sensibilização da sociedade para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher com a realização de ações informativas e educativas.
Durante este mês várias ações foram realizadas para que mais pessoas fossem alcançadas, o Núcleo, Conselho municipal dos Direitos da Mulher, Centro Maria do Pará e a rede de defesa e proteção estiveram divididos em diversas ações em escolas estaduais, empresas, comunidades, nas regiões ribeirinhas, de planalto, na cidade, nos serviços socioassistenciais da Semtras.
“Avaliamos como superpositiva esse mês, conseguimos ampliar a divulgação, levamos os esclarecimentos para um número maior de pessoas, e agradecemos o apoio de toda a rede por estarem caminhando conosco nesse mês tão importante,” avaliou Sônia Santos, coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres.
“Sentimos uma conexão muito grande com a rede, só assim foi possível ampliarmos essa campanha, estivemos nas escolas estaduais levando informações para os ado9lescentes, jovens que atentamente estiveram acompanhando e tirando dúvidas sobre a questão da violência contra a mulher,” observou Noemi Moraes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
“Infelizmente, ainda existe um grande número de mulheres vítimas de violência em nosso município, observamos que contribui para que essas denúncias cheguem e aumentem, que hoje as mulheres, já estão procurando seus direitos, buscando ajuda, orientações, acompanhamentos. Santarém conta com um trabalho de uma rede de defesa e proteção que seguem unidas em prol dessa defesa às mulheres, esse ano, tivemos em vários braços, a disseminação da campanha, conseguimos ampliar nossa divulgação e levar para mais pessoas, principalmente o tema: Sua Atitude Salva uma Mulher, o mês encerra, mas a nossa missão é continuar trabalhando nesse enfrentamento que é tão importante,” disse Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Conheça a rede de defesa e proteção de Santarém:
– Assistência Social:
– Centro Maria do Pará
Contato: (93) 991348542
Avenida Tapajós s/n altos do mercado 2000. Fátima
– Núcleo de políticas para mulheres- Semtras
Endereço: Avenida Sérgio Hein
– Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Endereço: Casa dos Conselhos Av: Curua- Una entre Marabá
Contato: 99247-2676
Segurança pública:
Polícia Civil – 190 ou 180
– Delegacia da mulher-
Endereço: Avenida Crisântemo 70 Aeroporto- velho
– Patrulha Maria da Penha- no prédio da Deam
Endereço: Avenida Sérgio Hein, Interventoria
– Parapaz
Avenida: Sérgio Hein, bairro: Interventoria, ao lado da Deam
– Abrigo Estadual de mulheres
Email: unidaderegional@gmail.com
Justiça:
– Promotoria da mulher- Ministério Público do Estado do Pará
Endereço: av: Mendonça Furtado 3991, bairro: liberdade
– Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Santarém
– OAB Subseção Santarém comissão mulher
Endereço: Avenida Presidente Vargas 2948
Bairro de Fátima Caranazal
– Vara da violência Doméstica
Fórum de Justiça de Santarém
Endereço: Mendonça Furtado, Bairro: liberdade
Por: Geisa de Oliveira/Ascom-Semtras
Fonte: Portal Santarém