A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou na sexta-feira (6), a nova ala materno-infantil do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS). Projetado para oferecer assistência completa a gestantes e recém-nascidos, o local dispõe de 49 leitos, sendo 10 para o berçário e 39 obstétricos, com salas de pré-parto, parto e pós-parto. A estrutura inclui ainda banheiras para partos humanizados e ambientes decorados com pinturas de paisagens regionais.
Novo fluxo: com a abertura desta ala, os atendimentos obstétricos, que estavam temporariamente sendo realizados no Hospital Sagrada Família, retornam ao HMS, agora com acesso pela Av. Presidente Vargas.
Espaço humanizado para partos
O espaço conta ainda com uma ala PPP (pré-parto, parto e pós-parto) que possui quatro salas equipadas para partos humanizados, cada uma com poltronas para amamentação, leito e berço aquecido. Duas dessas salas contam com banheiras específicas para partos humanizados, proporcionando maior conforto às parturientes e facilitando um trabalho de parto mais tranquilo e acolhedor.
Além das melhorias funcionais, o ambiente foi cuidadosamente decorado pelo artista plástico Lucenildo Oliveira, que trouxe às paredes as paisagens regionais. O objetivo é criar um espaço mais acolhedor, contribuindo para o bem-estar emocional das pacientes e seus acompanhantes.
A primeira mãe a dar à luz na nova ala foi Luciane Carneiro, de 26 anos, moradora de Curuá. Ela chegou ao hospital na noite de sexta-feira e teve seu filho de parto normal.
“Essa é a minha quarta gravidez e o terceiro bebê que tive aqui no hospital. Estou muito feliz que tudo correu bem”, disse.
A secretária de Saúde, Joyce Nobre, enfatizou o impacto positivo da ala para as gestantes de Santarém e região.
“Esta nova estrutura foi planejada e executada com atenção aos mínimos detalhes, visando oferecer um atendimento humanizado, que respeite as escolhas de cada gestante e assegure um parto seguro e acolhedor. Estamos extremamente felizes e profundamente gratos a todos que se dedicaram incansavelmente para tornar essa conquista uma realidade”.
Por: Ândria Almeida/Ascom-HMS
Fonte: Portal Santarém