Faltam 23 dias para as eleições municipais deste ano, marcadas pela Justiça Eleitoral para o dia 6 de outubro — 1° turno. O 2º turno será no dia 27, também de outubro, a ser realizado, se necessário, apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores, como é o caso de Belém, Ananindeua e Santarém, no Pará.
O vereador Alexandre Maduro (MDB) lidera a mais recente pesquisa de intenção de votos realizada pela Destak para as 23 vagas disponíveis neste ano à Câmara de Santarém (PA), oeste do estado.
Empresário, bacharel em ciências contábeis com MBA em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária, o parlamentar foi eleito em 2020, quando finalmente fez sua estreia no parlamento, com 2.654 votos, o 6º mais votado no município para o cargo.
Disputa, portanto, a sua primeira reeleição. O parlamentar lidera com 2,1% as citações dos entrevistados para o legislativo santareno.
Para alcançar esse resultado, foram coletadas informações de forma espontânea, ou seja, os eleitores escolheram livremente os nomes de seus candidatos, sem nenhuma lista prévia. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-05212/2024.
Foram ouvidos 800 eleitores de diferentes áreas urbanas e rurais de Santarém, entre os dias 2 e 4 de setembro.
Para Alexandre Maduro, a liderança na pesquisa deve ser vista como “um norte”, “um feedback” que aponta no sentido de que a sua campanha ganha musculatura dia após dia, não só pelo envolvimento do grupo engajado nela, como também seu desempenho na Câmara de Santarém no decorrer do mandato.
Pesquisas apontam que o MDB deve, assim como o União Brasil, eleger o maior número de candidatos a vereador(a) nas eleições deste ano.
Fonte: Portal Santarém e Blog do Jeso