Começou na segunda, dia 16 de setembro, a montagem, na Praça da República, das arquibancadas para assistir a passagem das procissões do Círio e da Trasladação deste ano. A montagem é de responsabilidade da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), com organização da Diretoria de Arraial e Arrecadação. A coordenação do Círio espera que até a primeira semana de outubro as arquibancadas estejam liberadas, inclusive com o laudo do Corpo de Bombeiros.
O Círio 2024 contará com arquibancadas para 13 mil lugares, montados pela LOC ENGENHARIA, sendo 6 mil para a Trasladação e 6 mil para o Círio. Deste total, 1000 ingressos foram destinados para gratuidade, com disponibilização a partir das 7h desta terça, dia 17, pelo site www.lojinhadocirio.com.br. O primeiro lote para vendas, disponibilizado no site no dia 10 de setembro, foi vendido em menos de 24h. A DFN informa que até final de setembro vai disponibilizar outro lote para venda. Crianças de até dois anos de idade não pagam ingressos e não precisam ser cadastradas no site.
Montagem arraial
Neste final de semana chegaram as primeiras carretas com brinquedos do tradicional Parque ITA, para completar a montagem do Arraial de Nazaré. A área do estacionamento da Basílica já está fechada para entrada de veículos, reabrindo apenas no final de novembro, com o encerramento do Arraial. A montagem do parque está prevista para iniciar nesta terça, dia 17.
O Parque Ita está de volta ao arraial, repetindo uma tradição que já dura mais de 30 anos, só que dessa vez com muito mais brinquedos e atrações inéditas, como uma roda gigante maior, uma montanha-russa com looping e o Turbo Drop, que consiste em uma torre com queda livre de 40 metros de altura. O Mexicano, que fez sucesso em 2023, também estará de volta. O Ita é um parque de diversões itinerante que visita diferentes cidades do Brasil. O parque foi fundado em 1985 e é um dos maiores parques de diversões itinerantes do Brasil. Possui mais de 20 atrações, incluindo montanhas-russas, brinquedos radicais, brinquedos para crianças e adultos.
“Este ano o arraial vem maior, com 110 permissionários, distribuídos em 130 estandes com tamanhos diferenciados, vendendo os mais diversos itens, entre comidas, artesanatos, artigos religiosos, brinquedos, miriti, bijuterias, entre outros”, conta Rodolfo Kalume, da diretoria de arraial e arrecadação.
História
O Arraial de Nazaré é uma tradição que começou na primeira edição do Círio de Nazaré, em 1793. Na época, consistia em uma grande feira de produtos agrícolas. O Arraial começou a ser chamado desta forma em virtude da construção das casas em volta da ermida de Plácido após o achado da imagem, aproveitando-se do grande fluxo de peregrinos que passou a ocorrer desde então. As primeiras festas de Nazaré eram realizadas no mês de setembro, época do verão amazônico, quando a intensidade de chuvas diminui. Para a realização do primeiro Círio, o governador organizou uma grande feira de produtos agrícolas vindos de diversos municípios, até mesmo providenciando transporte de pessoas e mercadorias pelos rios de lugares distantes de Belém.
Segundo pesquisadores e historiadores, no início era realizado em frente à Basílica, onde hoje está situada a Praça Santuário de Nazaré, antes chamada de Conjunto Arquitetônico de Nazaré (CAN). No entanto, com o passar do tempo, mudou de lugar e se aprimorou. Passou a ser formado por uma série de brinquedos direcionados para o divertimento dos fiéis, bem como por várias barracas de venda de artesanato, comidas típicas e outros produtos industrializados.
Confira o cronograma de montagem do Arraial de Nazaré:
Já iniciado – montagem dos estandes
17/09 – Início da montagem dos brinquedos do Parque Ita
Até 26/09 – Avaliação do Corpo de Bombeiros
27/09 – Previsão de abertura do arraial ao público
25/11 – Encerramento e desmontagem do arraial
O Círio 2024
O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.
Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e o Instituto Cultural Vale. Patrocínio de Alubar, Belágua, Belém Bioenergia Brasil, Cresol, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hospital Porto Dias, Hotel Gran Mercure, ITA Center Park, Magazine Luiza, Hydro, PagBank, Quadra Engenharia, Reinafarma, Sebrae, Uniesamaz, Unimed e Tramontina. Como apoiadores master Alucar, Artemyn, Bagliolli Dammski Bulhões e Costa Advogados, CN Produções, Energéticos Bally, Jefferson, Natura, Hydro Paragominas, Primor. E mais 94 apoiadores.
Texto de Rosana Pinto (Ascom DFN), com foto de Emanuel Rossas (Ascom GNSN)
Fonte: Portal Santarém