Levantamento de intenção de votos para prefeito de Tucumã, no sudeste do Pará, realizado entre os dias 25 e 27 de setembro, pela empresa LCF Feitosa, mostra como está a disputa pela prefeitura do município. Os números indicam um empate técnico entre os candidatos Adelar (MDB), ex-prefeito, e Dr. Celso (União Brasil), atual prefeito do município.
No cenário espontâneo, o ex-prefeito leva uma pequena vantagem com 40,2% das intenções de votos contra 38,8% do atual gestor municipal. Neste cenário, aparecem ainda Mendonça (PL) com 7,1%, enquanto Cesar Mendonça soma 1,8%. Outros nomes como Daniel Siade (Avante) e Júnior Paragados (PT) aparecem com 0,9% e 0,5%, respectivamente. Os entrevistados que não souberam ou não responderam totalizaram 10,7%.
A pesquisa perguntou aos eleitores, independentemente de sua intenção de voto, quem será o próximo prefeito de Tucumã e os números foram os seguintes: Adelar e Dr. Celso aparecem empatados tecnicamente com 43,5% e 43,0%, respectivamente. Mendonça somou 9,3%, enquanto Daniel Siade tem 0,8%. Júnior Paragados não foi lembrado pelos eleitores e 3% declararam não saber ou preferiram não responder.
O candidato com maior percentual de rejeição é Dr. Celso com 25%. Adelar tem 21% de rejeição, seguido por Mendonça com 19%, Júnior Paragados com 9% e Daniel Siade com 8%. Um percentual de 4% declarou que votaria em branco ou nulo, e 13% dos eleitores preferiram não se posicionar sobre essa questão.
A pesquisa também mediu a intenção de voto dos eleitores de Tucumã. Entre os entrevistados, 83,8% afirmaram que já têm uma escolha definitiva para o pleito de outubro, enquanto 6,2% afirmaram que dificilmente mudarão de opinião. Outros 6,2% presumiram que ainda podem alterar a sua escolha, e 1,5% declararam que pretendem votar em branco ou anular o voto. Apenas 2,3% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam.
A pesquisa revela um cenário altamente competitivo entre Adelar e Dr. Celso, evidenciando que a disputa pela prefeitura de Tucumã ainda está em aberto, com os dois principais candidatos praticamente empatados nas intenções de voto e na percepção popular.
A pesquisa está registrada sob o número PA-03983/2024, no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e ouviu 480 participantes. A margem de erro é de 4,4% e o intervalo de segurança de 95%.
Com informações e gráficos da LCF Feitosa