O trecho da BR-163, em Santarém, enfrenta condições precárias e a responsabilidade pela situação é atribuída ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A via, que é de competência do governo federal, tem sido negligenciada em termos de manutenção, gerando preocupações com a segurança dos motoristas e pedestres.
Desde 2018, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, tem cobrado ações do governo federal para resolver os problemas na rodovia. “O DNIT não tem feito nada para a segurança dos trechos urbanos. A gente já vem denunciando que acabou o acostamento, o asfalto tá deteriorado, tá muito perigosa a BR-163 do BEC até o Tabocal”, afirmou Nélio Aguiar.
Um dos exemplos de solicitação da Prefeitura foi o OFÍCIO n.º 0222/2023-GAP/PMS, de 9 de maio de 2023, destinada ao Ministro dos Transportes, Renan Filho e ao Diretor-Geral Substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão. No documento, o prefeito Nélio Aguiar solicitou providências emergenciais para recuperação do trecho da BR-163 entre os municípios de Santarém e Belterra.
Foi relatado comprometimento severo da pista, meio-fio, acostamento e sinalização devido a buracos, lama e vegetação, piorando as condições de trafegabilidade. A rodovia é apontada como essencial para a região, ligando o Norte ao Sul do país e atendendo ao transporte de grãos e carga geral nos portos locais.
Na época, o prefeito afirmou que o estado precário vem contribuindo para aumento de acidentes, inclusive com vítimas fatais.
A deterioração da estrada tem contribuído para o aumento no número de acidentes, levando a comunidade a expressar sua insatisfação e protestar por melhorias. O prefeito destaca a urgência de intervenções que garantam a segurança de todos que utilizam a rodovia, ressaltando que a falta de ação do DNIT coloca vidas em risco.
Aguiar enfatiza que a manutenção da BR-163 é essencial não apenas para a segurança dos usuários, mas também para o desenvolvimento econômico da região. A população aguarda respostas do governo federal e medidas concretas para resolver os problemas estruturais que afetam a rodovia.
Além disso, o gestor lembra que foi o governo Bolsonaro que acabou com as lombadas eletrônicas e redutores de velocidade nas BRs.
Confira o ofício:
Com informações de O Impacto