Entrar
  • U.S.
  • International
  • Canada
  • Espau00f1ola
MT em Foco
Santarém (PA), domingo, 17 de agosto de 2025 - 16:58
  • HOME
  • OPINIÃO
  • CULTURA
  • DIA A DIA
  • ECONOMIA
  • JUSTIÇA
  • LEGISLATIVOS
  • PODER
  • PREFEITURAS
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE
Lendo: Helder Barbalho destaca potencial da COP durante Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
Compartilhar
MT em FocoMT em Foco
Font ResizerAa
  • Travel
Search
  • Home
    • Home 1
    • Home 2
    • Home 3
    • Home 4
    • Home 5
  • Categories
    • Travel
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Você tem uma conta? Entrar
Seguir
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MT em Foco > Blog > PODER > Helder Barbalho destaca potencial da COP durante Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
PODER

Helder Barbalho destaca potencial da COP durante Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias

Jeferson Miranda
Última atualização: 07/11/2024 07:33
Jeferson Miranda
Compartilhar
Evento iniciado na quarta-feira, ocorre até 8 de novembro e reúne mais de 130 palestrantes de diferentes países, incluindo especialistas, autoridades, indígenas, quilombolas, povos ancestrais, ribeirinhos e acadêmicos
Compartilhar

O governador Helder Barbalho destacou na quarta-feira (6), o potencial transformador que o Pará já vive com a realização da Conferência do Clima realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Belém, em 2025. A informação foi reforçada durante a abertura da segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada no Hangar, em Belém. 

“Como todos sabemos, vamos realizar a COP 30, aqui em Belém, no próximo ano. Esta cidade será a capital mundial do meio ambiente. É claro que, um evento dessa magnitude, será um marco histórico para Belém e para o Pará em termos de profundas transformações, em investimentos, em infraestrutura, em engenharia e em todas as áreas. É Importantíssimo para nós que Belém esteja no mapa das discussões mais relevantes sobre a Amazônia e os desafios ambientais, que é o propósito desse cenário”, destacou Helder Barbalho. 

O evento, iniciado na quarta-feira, ocorre de 6 a 8 de novembro e reúne mais de 130 palestrantes de diferentes países, incluindo especialistas, autoridades, indígenas, quilombolas, povos ancestrais, ribeirinhos, acadêmicos, empresários, ambientalistas, representantes do governo, parlamentares e diplomatas. 

A conferência visa oferecer contribuições à COP 30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas. Para o presidente do IBRAM, Gustavo Pimenta, a mineração tem papel fundamental no debate nacional e global. 

“Nenhuma outra atividade econômica, no Brasil, tem esse compromisso com a Amazônia. Mas manifestar o compromisso com a região é uma pedra fundamental. É preciso ter a voz das suas comunidades, dos seus povos, dos seus líderes, do que vive, o que trabalha, o que sonha. É por isso que nós estamos aqui, mas estamos olhando também para a COP 30. Governador, sobre os seus ombros, o senhor tem o peso da responsabilidade de fazer essa COP acontecer. E que nós possamos a partir de Belém, a capital da floresta, construir um novo amanhã baseado na natureza com valores na humanidade e que possamos encontrar soluções juntos para um novo tempo”, ressaltou Pimenta. 

A conferência é um encontro de diversas vozes que busca propor uma agenda de sugestões estruturantes para a Amazônia. Por meio do estabelecimento de importantes diálogos, o evento visa contribuir para o processo de transformação da economia, de construção da agenda ecológica brasileira e de uma nova relação do setor produtivo com o território e suas comunidades. 

“Centenas de pessoas que vêm de outras realidades, que possuem uma visão de um mundo muito profundo, complexa e global, vêm até a Amazônia para conhecer e dialogar diretamente com indígenas, quilombolas, povos ancestrais e ribeirinhos, que formam, assim, uma imensa mesa redonda, com acadêmicos, empresários, ambientalistas, governos e parlamentares”, disse Helder Barbalho sobre a COP das Florestas. 

Conheça mais sobre a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias 

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em parceria com o governo do Pará, apresentado pela Vale. A iniciativa demonstra o compromisso do governo estadual com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável da região. 

Entre os palestrantes, destacam-se nomes como John Kerry, ex-secretário de Estado dos EUA; Laurence Tubiana, CEO da European Climate Fondation; e Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher africana a ser eleita presidente e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Pelo governo brasileiro, estará presente o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores. 

Com informações da Agência Pará 

Subscribe to Our Newsletter
Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
Compartilhar este artigo
Twitter E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior Bandeira amarela: Equatorial Pará orienta com dicas de economia de energia para reduzir os impactos na conta
Próximo artigo Semsa reforça orientações sobre o fluxo de biópsia e os cuidados para a prevenção do câncer bucal
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editor's Pick

Top Writers

Oponion

Boto Tucuxi é o campeão do Sairé de Alter do Chão de 2024

Em apuração acirrada na tarde desta segunda-feira, 23, no Sairódromo,…

23/09/2024

Achamos que você também vai gostar

PODER

HENDERSON PINTO ENTREGA EQUIPAMENTOS À ÁREA DA SAÚDE DE BELTERRA

O deputado federal Henderson Pinto esteve no município de Belterra na terça-feira, 24, para formalizar a entrega de equipamentos destinados…

2 minutos de leitura
PODER

Cosanpa limpa rede de esgoto em via que será asfaltada em Santarém

Após 30 anos residindo no bairro Caranazal, área urbana de Santarém, no Oeste do Pará, Antônia Machado verá sua rua…

2 minutos de leitura
PODER

Ex-Secretário de Educação de Itaituba recebeu mais de R$ 45 mil de rateio

Usando a tribuna da Câmara Municipal de Itaituba, o vereador Peninha denunciou o ex-secretário de educação AMILTON TEIXEIRA PINHO de…

3 minutos de leitura
PODER

DEPUTADO HENDERSON REFORÇA COMPROMISSOS COM PESCADORES, SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL

O mês de junho foi marcado por uma intensa agenda do deputado federal Henderson Pinto (MDB) no oeste do Pará,…

4 minutos de leitura
MT em Foco

News

  • Advertise

Technology

  • Innovate
  • Gadget
  • PC hardware
  • Review
  • Software

Health

  • Medicine
  • Children
  • Coronavirus
  • Nutrition
  • Disease

Culture

  • Stars
  • Screen
  • Culture
  • Media
  • Videos

More

  • Travel

Subscribe

  • Página inicial
  • Fale Conosco
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
© Portal Santarém Notícias. Portal Santarém. Todos Direitos Reservados.
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu sua senha