Conheça um pouco da história da nossa escola de samba Grass Império do Cajual, fundada em 14 de junho de 2017, com o intuito de resgatar a participação da comunidade do Cajual, que se sentia excluída do carnaval. Assim, foi criada a escola de samba depois de algumas reuniões na comunidade por Aldenor Maciel e Jackson Sicsu, onde convocaram os amigos do samba do Morro da Liberdade para a fundação da escola. Os nomes incluem Arthur de Paula Neto, Carlão Nascimento, Arnóbio Bico, Iron Maciel, Audi Maciel, Vera Lúcia, Heraldo Tabosa, Maneco, Pedro Reis, Nivea Matos, Marcilo, Helen, Leidiane, Cristiane Gigriola, Célia Amorim, João Carlos, Edivan Matias, Roberto Dinamite, Wellington Mendes, Índio, Aline Sicsu, Célia Amorim, Viviane Oliveira, Werberson Tchock, Ricardo Miranda e mais pessoas em geral que ajudaram na fundação da Império do Cajual, uma escola amada pela comunidade do Bairro do Morro da Liberdade.
Grass Império do Cajual este ano no carnaval amazonense de 2025 vem trazendo o título do seu samba-enredo “Cajual e Cultura – Vem Ver o Peso”.
Autores do enredo: Carlos Nascimento e Aldenor Maciel.
Compositores do Samba Paulino Braga, Bob Tchock, Aldenor e Paulo Victor.
Um samba de enredo muito bonito que fala sobre a história do mercado Ver-o-Peso, de Belém.
História do mercado Ver-o-Peso
O Mercado Ver-o-Peso, ou Mercado Municipal Bolonha de Peixe, ou Mercado de Ferro, ou somente Ver-o-Peso, é um mercado público, feira-livre, de pequeno porte, inaugurado em 1901 (substituindo a “Casa de Haver-o-Peso”, 1625-1899), que faz parte do Complexo do Ver-o-Peso (1625), situado na cidade paraense de Belém (Pará), no bairro da Campina, às margens da baía do Guajará, ao lado da Estação das Docas.
Chegada a época carnavalesca, a escola de samba Império do Cajual realiza os ensaios às sexta-feira as 19:00 antes no bairro do Morro da Liberdade, em sua quadra, onde a comunidade do Cajual está em peso ajudando na confecção das fantasias e também participando de dos ensaios de bateria na rua. Você, que é da Zona Sul, pode vir participar de dos ensaios da escola de samba Império do Cajual. A força que vem da comunidade.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém