Santarém – A Secretária Municipal de Cultura, Priscila Castro, recebeu na segunda-feira (13/01) uma comissão de fazedores de Cultura do PCdoB, partido que integra a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil, que une os partidos PT-PCdoB-PV), que entregaram um documento com sugestões para sua gestão.
A cantora e suplente de vereadora (FE Brasil), assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), no dia 1º de janeiro e pretende ouvir todos os segmentos culturais do município.
“Tenho um respeito pelo PCdoB, do qual já fui filiada, principalmente por ter entre seus filiados muitos fazedores de Cultura”, disse Priscila ao receber a comissão liderada pelo professor, ator e diretor teatral Alenilson Ribeiro .
Além dele, estavam na reunião os professores Janderson Pereira e Francisco Vera Paz (também conhecido como Egon Pacheco), experientes produtores culturais de Santarém, o jornalista e poeta Jota Ninos e o presidente do PCdoB e da FE Brasil, engenheiro Carlos Pedroso.
Projeto – o grupo que tem 10 integrantes (inclusive o cantor e compositor Nato Aguiar, vice-presidente do PCdoB), apresentou à Priscila uma proposta com seis pontos a serem discutidos pela secretária e sua equipe.
Uma das ideias é realizar, no segundo semestre, um grande seminário de cultura envolvendo todos os artistas locais para definir metas para uma política de cultura popular, e não somente para um calendário de eventos.
Outro ponto é a criação do Festival das Águas, que seria um momento de realização de eventos culturais no período das cheias (entre o Carnaval e o Aniversário de Santarém).
Preservação – A proposta do PCdoB prevê também uma atenção à preservação do patrimônio cultural de Santarém e à realização de eventos que levem artistas de todas as áreas para fora da sede do município, dando oportunidade a ribeirinhos e comunitários do planalto a terem contato com todas as artes regionais.
Por fim, o PCdoB propôs que a SEMC rearticule os grupos setoriais para que se reorganizem em entidades que representem cada segmento e potencializem o funcionamento dos conselhos municipais de Cultura e de Patrimônio Histórico.
Priscila acenou favoravelmente a todas as propostas, pedindo tempo para estruturar a secretaria e poder implementar seu plano de gestão, ao qual poderá incluir algumas das propostas apresentadas no documento dos Fazedores de Cultura do PCdoB. “ainda estamos tomando pé da situação e ajustando nossa equipe, e agradecemos o PCdoB pelas propostas apresentadas, que estudaremos com atenção”, finalizou a secretária.
Texto e fotos de Jota Ninos
Fonte: Portal Santarém