Prefeitura de Santarém, em ação conjunta das Secretarias de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta) e de Mobilidade e Trânsito (SMT), estiveram em Alter do Chão no último domingo, 02, para um trabalho educativo de orientação aos condutores e usuários de embarcações sobre os locais destinados ao embarque e desembarque. O objetivo principal é garantir a segurança dos trabalhadores das embarcações, visitantes, turistas e moradores do Distrito Balneário.
O gestor da Sempta, João Albuquerque, falou sobre a ação: “Com o nível do Rio Tapajós, se avolumando a cada dia, se torna necessário um trabalho educativo para orientar os frequentadores das praias de Alter do Chão, quanto aos locais destinados para embarque e desembarque, principalmente para a ilha do amor. Tivemos também, apoio da SMT para orientar condutores para o não estacionamento de veículos nas praias da Vila”, frisou.
Agentes levaram orientações sobre locais de embarque e desembarque em Alter. Foto: Ascom Sempta.
“Estivemos nesta ação com sete agentes de fiscalização portuária, que fizeram um trabalho de reforçar juntos aos catraieiros, lancheiros e bajareiros os locais determinados para a saída e chegada dos passageiros. E aos usuários as orientações sobre o uso do colete, a capacidade de cada embarcação, cuidados na hora da travessia, uso de local adequado para descartes de lixos e os pontos certos para embarque e desembarque para a Ilha do Amor”, explicou o chefe da fiscalização, Kenedy Matos, sobre a atuação dos fiscais portuários.
A ação foi de forma conjunta entre Sempta e SMT. Foto: Ascom Sempta;
A chefe do Núcleo de Operações Viárias da SMT, Camila Carvalho, detalhou qual foi a atuação da secretaria nesta ação conjunta: “Nosso trabalho além de acompanhar as intervenções da Secretaria de Portos, que fizeram abordagens junto aos condutores de veículos, que estavam estacionando seus carros na praia, que é proibida essa prática, conversões em locais proibidos pela sinalização, e abordagem a condutor alcoolizado, além de orientação aos condutores que circulavam pelo local”, explicou.
A SEMPTA realizou ações de ordenamento portuário, orientando condutores e usuários de embarcações sobre os locais apropriados para embarque e desembarque. A iniciativa teve ênfase na travessia para a Ilha do Amor, realizada por catraias, lanchas e bajaras. O objetivo principal é garantir a segurança tanto dos trabalhadores quanto dos turistas.
Área recebeu placas informativas. Foto: Ascom Sempta.
Na ação os agentes da Sempta reordenaram as placas de sinalização portuária nas praias da Vila Balneária.
Por: Tadeu Pinho/Ascom-SMT
Fonte: Portal Santarém