Entrar
  • U.S.
  • International
  • Canada
  • Espau00f1ola
MT em Foco
Santarém (PA), quarta-feira, 3 de setembro de 2025 - 00:18
  • HOME
  • OPINIÃO
  • CULTURA
  • DIA A DIA
  • ECONOMIA
  • JUSTIÇA
  • LEGISLATIVOS
  • PODER
  • PREFEITURAS
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE
Lendo: DEMANDA POR CIRURGIAS ORTOPÉDICAS É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 30% DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS NO HOSPITAL MUNICIPAL NOS DOIS PRIMEIROS MESES DE 2025
Compartilhar
MT em FocoMT em Foco
Font ResizerAa
  • Travel
Search
  • Home
    • Home 1
    • Home 2
    • Home 3
    • Home 4
    • Home 5
  • Categories
    • Travel
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Você tem uma conta? Entrar
Seguir
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MT em Foco > Blog > SAÚDE > DEMANDA POR CIRURGIAS ORTOPÉDICAS É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 30% DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS NO HOSPITAL MUNICIPAL NOS DOIS PRIMEIROS MESES DE 2025
SAÚDE

DEMANDA POR CIRURGIAS ORTOPÉDICAS É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 30% DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS NO HOSPITAL MUNICIPAL NOS DOIS PRIMEIROS MESES DE 2025

Jeferson Miranda
Última atualização: 17/03/2025 14:11
Jeferson Miranda
Compartilhar
Cirurgias gerais mais que dobraram em relação ao mesmo período de 2024, mas traumas, em virtude de acidentes de trânsito, continuam exigindo maior intervenção da equipe do Hospital.
Compartilhar

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) registrou um aumento expressivo no número de cirurgias realizadas nos primeiros meses de 2025. Entre janeiro e fevereiro, foram realizados 1.031 procedimentos cirúrgicos, mais que o dobro do mesmo período de 2024, quando o total foi de 482 cirurgias. O crescimento no bimestre foi de aproximadamente 113,9%. As cirurgias ortopédicas representam aproximadamente 33,2% dos procedimentos realizados neste início de 2025. 

Os dados apontam que fevereiro teve o maior crescimento proporcional, com 526 cirurgias, um aumento de quase 130% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram feitos 229 procedimentos. Em janeiro, o número passou de 253 para 505, um acréscimo de 99,6%.   

O ortopedista Luiz Saraiva destaca que os acidentes de trânsito continuam sendo a principal causa dos casos de trauma.   

Cirurgias ortopédicas representam mais de 30% dos procedimentos. 

“Foram mais de 340 cirurgias ortopédicas somente neste primeiro bimestre. Os traumas ortopédicos, frequentemente, exigem tratamentos complexos e longas internações, sobrecarregando o centro cirúrgico e ocupando leitos por períodos prolongados”, alertou. 

Os traumas seguem como a principal causa de internação, especialmente nos casos de urgência e emergência. Acidentes de trânsito e quedas lideram os atendimentos, exigindo resposta rápida da equipe médica e assistência intensiva.   

Um levantamento do centro cirúrgico revelou que a ortopedia foi a especialidade com maior volume de cirurgias, com 175 procedimentos em janeiro e 167 em fevereiro, refletindo a alta demanda de pacientes vítimas de fraturas e lesões traumáticas. Em seguida, a obstetrícia contabilizou 139 cirurgias em janeiro e 144 no mês seguinte, incluindo partos cesáreos e outros procedimentos obstétricos.   

Autoridades de saúde alertam sobre o aumento de procedimentos ocasionados por traumas no trânsito. 

Entre os pacientes atendidos está Beto da Silva Batista, de 26 anos, morador de Alenquer, que sofreu um grave acidente de trânsito no dia 1º de fevereiro e precisou ser encaminhado ao centro cirúrgico do HMS. Com múltiplas fraturas nas pernas, passou por cinco procedimentos e segue em tratamento na clínica cirúrgica.   

“Meu acidente foi extremamente grave. Perdi muito sangue e precisei de transfusão. Minhas pernas ficaram gravemente fraturadas. Só tenho gratidão pela equipe do hospital que está me atendendo”, relata Beto.   

Além dos casos de trauma, o hospital realiza cirurgias em diversas especialidades, como cirurgia geral, neurocirurgia, urologia, cirurgia vascular, obstétrica, bucomaxilofacial e otorrinolaringologia. O HMS é referência em procedimentos de baixa e média complexidade, atendendo pacientes de Santarém e de outros 20 municípios da região.   

O secretário de Saúde, Everaldo Martins Filho, ressalta a importância da conscientização da população para evitar e prevenir acidentes de trânsito. 

“Os números mostram um esforço contínuo para garantir atendimento de qualidade a quem precisa, mas, também, reforçam a necessidade de mais conscientização. Muitos desses procedimentos poderiam ser evitados com cuidados no trânsito e na rotina diária. Precisamos unir forças para reduzir essas estatísticas e garantir mais segurança para a população”, argumenta o titular da pasta. 

Por: Ândria Almeida/Ascom-HMS e Upa 

Fonte: Portal Santarém 

Subscribe to Our Newsletter
Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
Compartilhar este artigo
Twitter E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior NATURA CHRONOS SE REPOSICIONA COMO MARCA E APRESENTA BIOCIÊNCIA INÉDITA E EXCLUSIVA
Próximo artigo ESPETÁCULO “MAROCA PIPOCA – A ESTOURADA DO NORTE” SE APRESENTA EM ALTER DO CHÃO
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editor's Pick

Top Writers

Oponion

Boto Tucuxi é o campeão do Sairé de Alter do Chão de 2024

Em apuração acirrada na tarde desta segunda-feira, 23, no Sairódromo,…

23/09/2024

Achamos que você também vai gostar

SAÚDE

HOSPITAL REGIONAL DE SANTARÉM ORIENTA GESTANTES SOBRE AMAMENTAÇÃO

A agricultora Marta Soares da Silva, de 43 anos, está na oitava gravidez. Ela é paciente do Hospital Regional do…

4 minutos de leitura
SAÚDE

Retrospectiva 2024: CAPSi e CAPS AD III ultrapassam os 70 mil acolhimentos e fortalecem ações em saúde mental

Entre janeiro e novembro de 2024, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSi e CAPS AD III) de Santarém realizaram 73…

6 minutos de leitura
SAÚDE

APARELHO DE RESSONÂNCIA DO HOSPITAL REGIONAL DE ITAITUBA ESTÁ QUEBRADO

Os pacientes que procuram o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba (Pará), estão reclamando que estão sofrendo por falta da…

2 minutos de leitura
SAÚDE

AÇÃO DE SAÚDE EM CAMETÁ (AVEIRO) REALIZOU MAIS DE 3800 ATENDIMENTOS EM 397 PESSOAS, SENDO 1155 PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS

O Secretário Municipal de Saúde de Aveiro, no Pará, Hiroito Tabajara, recebeu com alegria e satisfação a Carta de Agradecimento…

2 minutos de leitura
MT em Foco

News

  • Advertise

Technology

  • Innovate
  • Gadget
  • PC hardware
  • Review
  • Software

Health

  • Medicine
  • Children
  • Coronavirus
  • Nutrition
  • Disease

Culture

  • Stars
  • Screen
  • Culture
  • Media
  • Videos

More

  • Travel

Subscribe

  • Página inicial
  • Fale Conosco
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
© Portal Santarém Notícias. Portal Santarém. Todos Direitos Reservados.
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu sua senha