Durante um feriado prolongado, com é caso deste com a Sexta-Feira Santa e Tiradentes, as pessoas costumam viajar. Por isso, a Equatorial Pará reforça cuidados necessários que as famílias precisam ter com as residências para que nenhum tipo de acidente ou situação de risco ocorra enquanto estiverem longe de casa.
Para quem vai se ausentar, é necessário adotar medidas simples, mas que evitam imprevistos, como por exemplo, retirar da tomada os eletrodomésticos ou caso não haja equipamentos essenciais em funcionamento, como geladeira ou sistemas de segurança, desligar o disjuntor também é uma medida de proteção.
Em nenhuma hipótese deve-se deixar velas e incenso acesos ou luzes decorativas ligadas ao sair. Esses são itens que costumam causar incêndios com facilidade.
Além destas orientações, Elton Lucena, executivo de Segurança da Equatorial Pará, comenta sobre o risco de curto-circuito que pode ocorrer por sobrecarga. Ele ressalta a importância de revisar a instalação elétrica interna com periodicidade.
“Para evitar sobrecargas, é necessário também evitar gambiarras, e isso vale tanto para quem for viajar para quem for ficar em casa. Benjamins, extensões e adaptadores se ficarem ligados por muito tempo elevam o risco de superaquecimento. Então é importante que antes de sair a pessoa faça uma vistoria para identificar se esses tipos de equipamento estão conectados às tomadas para retirar”, diz Elton.
Confira mais dicas de Segurança:
– Caso tenha freezer e geladeira em casa e for necessário manter os aparelhos ligados enquanto a família estiver em viagem, é importante conferir se os eletrodomésticos estão em boas condições e com as portas fechada. E nunca se deve usar extensões improvisadas para ligá-los;
– Se deixar algum equipamento ligado use filtro de linha de boa qualidade ou dispositivo de proteção validados pelo InMetro;
-Verifique se há infiltrações, especialmente em áreas como lavanderia, cozinha ou varanda, pois a combinação de água e energia pode ser perigosa.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém