Uma das principais atribuições da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), da Prefeitura de Santarém, é manter o ordenamento portuário, garantindo a segurança das áreas destinadas à atracação de embarcações e das atividades de exploração comercial pelas empresas licenciadas. Com essa finalidade, os agentes de fiscalização da Sempta, com apoio da Guarda Portuária Federal da Companhia Docas do Pará (CDP), realizaram uma ronda de segurança nas áreas que vão da região do Igarapé-Açu até o Lago do Maicá.
O titular da Sempta, João Albuquerque, falou sobre a ação. “Em nosso planejamento, está previsto um trabalho sistemático para realizar essas rondas de segurança, a fim de promover um monitoramento mais eficaz das áreas destinadas à atracação de embarcações credenciadas para a utilização dos nossos portos, bem como das empresas licenciadas para uso e exploração comercial em áreas costeiras, portos, estaleiros e qualquer instalação portuária particular, de qualquer natureza. Por isso, temos a parceria da guarda portuária, visando à eficiência no processo de fiscalização”, destacou.
O chefe de fiscalização, Kennedy Matos, ressaltou a importância da ação. “Tanto nossas rondas por toda a extensão da orla quanto pelas águas são uma garantia de que pessoas não usem as áreas portuárias de forma irregular. São trabalhos diários para assegurar que nossa população tenha um bom ordenamento, garantindo sua segurança, a proteção de seus bens materiais e de sua integridade física”, explicou.
Durante a ronda de segurança, foi detectada uma situação em que o trapiche de uma empresa está com sua estrutura danificada. A empresa será notificada para que tome as devidas providências para a manutenção do local e a resolução do problema.
Por: Tadeu Pinho/Ascom-Sempta
Fonte: Portal Santarém