Os moradores da comunidade Arapucu, distante cerca de 17km da cidade de Óbidos, receberam na manhã desta quinta-feira (3) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana de Oliveira Rocha, reformada e requalificada. O investimento faz parte da estratégia para fortalecer a atenção primária e garantir mais qualidade nos serviços de saúde na zona rural.
Uma cerimônia com a presença do vice-prefeito, Jalico Aquino, de secretários municipais, lideranças comunitárias e dos moradores da localidade marcou a entrega do equipamento reformado.
Entregue em setembro de 2019, a UBS apresentava vários problemas de infraestrutura, o que dificultava os atendimentos aos moradores das comunidades Arapucu e Maria Tereza.
A técnica de enfermagem Catarina Franco que trabalha há 11 anos no Arapucu e é responsável por coordenar cerca de 800 atendimentos do público que está na área de atuação da unidade, descreveu as inúmeras dificuldades enfrentadas para trabalhar antes da reforma.
“A unidade estava com muitas infiltrações devido à chuva. Nós enfrentávamos um problema muito sério no telhado devido à infiltração da antiga caixa d’água que molhava todos os compartimentos da unidade, sem falar no período chuvoso em que nós, algumas vezes, não conseguimos fazer atendimento por conta das goteiras e infiltrações. A água também era um problema porque nós não podíamos usar a água da caixa d’água porque antes era de concreto em cima da unidade e foi tomada por morcegos, então a água era contaminada. Agora, com a troca do telhado, com o elevado fora da unidade e o reservatório, não temos esses problemas. As madeiras das portas também estavam todas deterioradas. Então, essa reforma é muito importante para o bom funcionamento da nossa unidade, que hoje está cem por cento melhor do que antes desse trabalho”, relatou a técnica de enfermagem.
A técnica de enfermagem Catarina Franco lembrou das dificuldades enfrentadas antes da reforma da UBS Ana Rocha.
Reforma estrutural
A reforma contemplou a troca de telhado, troca de esquadrias, reparos nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura do prédio e a construção de elevado para a fixação de caixa d’água de 5 mil litros.
O investimento do Ministério da Saúde, via emenda parlamentar do deputado federal e hoje ministro do Turismo, Celso Sabino, obteve contrapartida do Governo Municipal, via Fundo Municipal de Saúde/Manutenção da Atenção Primária, no valor de R$ 260 mil.
A reforma trouxe mais conforto para os servidores e pacientes entendidos na UBS do Arapucu.
Atendimentos de Atenção Primária à Saúde
A UBS Ana de Oliveira Rocha oferta consultas médicas e de enfermagem uma vez por semana, além de atendimentos permanentes como vacinação, dispensação de medicamentos da farmácia básica, pré-natal, coleta de PCCU e agendamentos dos exames encaminhados ao Laboratório Municipal.
A secretária de Saúde, Valéria Lacerda, confirmou durante a reinauguração da UBS que uma enfermeira será mantida no local e o consultório odontológico vai ser reativado em breve.
“Hoje é um dia muito especial, é um dia pra gente celebrar porque não é fácil a gente recuperar uma unidade de saúde no padrão que é essa aqui do Arapucu. O prefeito Jaime está realmente empenhado em melhorar a qualidade da saúde, principalmente para o nosso pessoal do interior, e por isso vamos manter aqui uma enfermeira para os atendimentos diários e reativar o quanto antes o consultório odontálgico. É o Sus para todos e vamos seguir o propósito dessa gestão, que é ampliar e melhorar cada vez mais a saúde de Óbidos”, pontuou a secretária Valéria Lacerda.
Valéria Lacerda acompanhou o vice-prefeito Jalico Aquino e lideranças comunitárias na reinauguração da unidade de saúde.
O líder comunitário Betinho Rocha, que viu de perto os problemas estruturais do prédio, lembrou que agora, de fato, a UBS atende à população que precisa de atendimento de saúde.
Betinho Rocha
“Posso dizer que hoje é mais que uma inauguração, é a reinauguração dessa unidade que hoje oferta atendimento com médico, com a enfermeira. Hoje, os comunitários não precisam mais se deslocar até Óbidos para fazer os atendimentos básicos. Aproveito a oportunidade para parabenizar a gestão pública pelo compromisso com a nossa comunidade”, agradeceu Betinho.
Moradores da comunidade Arapucu, prestigiaram a reinauguração da UBS Ana de Oliveira Rocha.
O vice-prefeito, Jalico Aquino, lembrou da importância do investimento e do trabalho que está sendo feito para reorganizar os atendimentos na atenção primária na rede municipal de saúde.
“Essa reinauguração é de fundamental importância para os nossos usuários do Sus que moram na comunidade Arapucu. Estamos muito felizes, juntamente com o nosso prefeito Jaime Silva, por proporcionar mais este avanço para a saúde no meio rural. Quero parabenizar a equipe da Secretaria de Saúde pelo esforço, dedicação e pelo empenho que tem a coordenação da secretária Valéria Lacerda, que iniciou esse trabalho de reordenamento das nossas unidades de saúde da cidade e do interior”, destacou o vice-prefeito.
O vice-prefeito Jalico Aquino, ao lado da secretária de Saúde Valéria e do vereador Elton Aquino, entrega as chaves da UBS reformada à técnica de enfermagem responsável.
Por: Érique Figueirêdo. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém