Entrar
  • U.S.
  • International
  • Canada
  • Espau00f1ola
Portal Santarém
Santarém (PA), quinta-feira, 10 de julho de 2025 - 04:06
  • HOME
  • OPINIÃO
  • CULTURA
  • DIA A DIA
  • ECONOMIA
  • JUSTIÇA
  • LEGISLATIVOS
  • PODER
  • PREFEITURAS
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE
Lendo: INICIATIVAS AFIRMATIVAS PROMOVEM UM NOVO OLHAR PARA O VAREJO  
Compartilhar
Portal SantarémPortal Santarém
Font ResizerAa
  • Travel
Search
  • Home
    • Home 1
    • Home 2
    • Home 3
    • Home 4
    • Home 5
  • Categories
    • Travel
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Você tem uma conta? Entrar
Seguir
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Santarém > Blog > DIA A DIA > INICIATIVAS AFIRMATIVAS PROMOVEM UM NOVO OLHAR PARA O VAREJO  
DIA A DIA

INICIATIVAS AFIRMATIVAS PROMOVEM UM NOVO OLHAR PARA O VAREJO  

Jeferson Miranda
Última atualização: 07/07/2025 16:02
Jeferson Miranda
Compartilhar
Protocolo antidiscriminatório e atendimentos personalizados para pessoas com deficiência são medidas da gigante de cosméticos brasileira para tornar experiência de compra em lojas próprias mais inclusiva
Compartilhar

Reconhecida como a marca mais inclusiva do Brasil (segundo o Brand Inclusion Index, publicado pela Kantar), a Natura desenvolveu iniciativas para tornar o varejo mais inclusivo e diverso. As medidas visam atender necessidades específicas de consumidores com deficiência e agir de modo eficaz em casos de discriminação. As ações devem alcançar, progressivamente, as 145 lojas próprias da marca espalhadas pelo país.
Segundo Paulo Serrano, diretor de operações de varejo da Natura, as iniciativas representam um passo significativo na busca por um varejo mais inclusivo e reforçam o respeito da marca com cada cliente. “A Natura tem como compromisso promover um mundo mais democrático, justo e próspero. Por isso, diariamente buscamos desenvolver ações efetivamente transformadoras, com o objetivo de diminuir a desigualdade, a intolerância e promover a inclusão social. Combater a discriminação e favorecer a acessibilidade no varejo é mais um passo nessa construção”, ressalta.
Visando apoiar pessoas com diversos tipos de deficiências e proporcionar uma experiência de compra individualizada, a Natura desenvolveu uma iniciativa inédita no setor de cosméticos que oferece atendimento inclusivo e personalizado para este público. No caso de pessoas com deficiência auditiva, por exemplo, o atendimento conta com um intérprete em Libras por videochamada. Os colaboradores foram sensibilizados acerca das necessidades específicas de pessoas com deficiência, com foco em respeito e empatia. Já disponível em seis lojas próprias da Natura na capital de São Paulo, o atendimento inclusivo deve ser expandido gradualmente a outras cidades e estados do Brasil até o fim de 2025.
Para utilizar o serviço, o cliente pode escolher a loja que deseja visitar e agendar um horário; scanear o QRcode disponível na comunicação visual das lojas, que direcionará para o atendimento em libras; ou sinalizar o consultor de loja que deseja utilizar a solução com o apoio do mesmo.  
Além disso, a Natura criou um Protocolo Antidiscriminatório, desenvolvido para receber e tratar denúncias sobre qualquer tipo de discriminação que ocorra em suas lojas próprias. A intenção é manter um ambiente seguro, que respeite a diversidade e integridade tanto de colaboradores quanto de clientes, e responda a situações de discriminação de forma ágil, assertiva e eficiente.
Todo o time de loja, que inclui aprendizes, auxiliares, estoquistas, operadores de caixa, vendedores e gerentes, passa por treinamento específico para estar apto a identificar e seguir os procedimentos definidos em caso de discriminação. O protocolo deve ser acionado tanto em caso de discriminação cometida por consumidores ou colaboradores. As situações são apuradas e as devidas medidas tomadas diretamente pelo comitê antidiscriminatório, formado por especialistas de diversidade, equidade e inclusão, jurídico, compliance e marca.
Diversidade e inclusão são pilares da Natura
Com forte histórico de atuação em prol da diversidade desde a sua fundação, em janeiro a Natura se posicionou ativamente em defesa de temas sociais e ambientais, reafirmando seu compromisso inegociável com a vida e a construção de um mundo mais justo e próspero para todas as pessoas.
Parte da essência da Natura, a diversidade é incorporada como pilar estratégico da companhia, presente nas metas públicas da Visão 2030. Entre elas está garantir 25% de pessoas negras em cargos gerenciais a partir de 2025 e 30% a partir de 2030 no Brasil. Metas como 50% de mulheres nos cargos de liderança e salário equitativo (incluindo raça e gênero) foram alcançadas nos últimos anos.
Atualmente, 52% do time de lojas da marca é formado por pessoas negras e mais de 6% por pessoas com alguma deficiência. Segundo Serrano, a valorização da diversidade e a defesa irrestrita dos direitos humanos são fatores essenciais não apenas para a longevidade do negócio, mas para a vida humana como um todo. “Por este motivo é de extrema importância que as marcas se posicionem em situações de discriminação e que o varejo esteja preparado para atender a todos os consumidores. O atendimento inclusivo e o Protocolo Antidiscriminatório é algo que já praticamos enquanto empresa, diretamente com nossos colaboradores, que estendemos também para nosso contato com os consumidores, sendo exemplos de como podemos avançar nessas questões”, finaliza.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Por: Assessoria de Imprensa 

Fonte: Portal Santarém 

 

Subscribe to Our Newsletter
Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
Compartilhar este artigo
Twitter E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior SEGUP E SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA PROMOVEM QUALIFICAÇÃO EM BELÉM
Próximo artigo PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA SEGUE EM SETE TRECHOS DA ÁREA URBANA DE SANTARÉM
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editor's Pick

Top Writers

Oponion

Boto Tucuxi é o campeão do Sairé de Alter do Chão de 2024

Em apuração acirrada na tarde desta segunda-feira, 23, no Sairódromo,…

23/09/2024

Achamos que você também vai gostar

DIA A DIA

REPRESENTANTES DA PREFEITURA SE REÚNEM COM A EQUIPE DA UFOPA PARA TRATAR DO ORDENAMENTO PORTUÁRIO DO ÓRGÃO

Na manhã de quinta-feira, 3, representantes da Prefeitura de Santarém estiveram em reunião com membros da Rede Integrada de Desenvolvimento…

3 minutos de leitura
DIA A DIA

PREFEITURA DE SANTARÉM REALIZA MANUTENÇÃO DE PONTE NO MARACANÃ

Na manhã desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), segue com a manutenção…

2 minutos de leitura
DIA A DIA

Equatorial Pará define atendimento para o feriado de Natal

Nesta terça-feira, 24, véspera de Natal, os postos do E+ Reciclagem e as agências da Equatorial em todo o estado…

3 minutos de leitura
DIA A DIA

Santarém 363 anos: Pérola do Tapajós ganha edição especial do projeto Pôr do Sol

Em comemoração aos 363 anos do município, a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou no…

3 minutos de leitura
Portal Santarém

News

  • Advertise

Technology

  • Innovate
  • Gadget
  • PC hardware
  • Review
  • Software

Health

  • Medicine
  • Children
  • Coronavirus
  • Nutrition
  • Disease

Culture

  • Stars
  • Screen
  • Culture
  • Media
  • Videos

More

  • Travel

Subscribe

  • Página inicial
  • Fale Conosco
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
© Portal Santarém Notícias. Portal Santarém. Todos Direitos Reservados.
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu sua senha