Com enredos emocionantes, módulos alegóricos de encher os olhos e desafios voltados à preservação ambiental e cultural, a Gincana Cultural de Belterra chega a mais uma edição como o principal evento do município, e a Equatorial Pará, mais uma vez, é parceira dessa celebração. Em 2025, o patrocínio da distribuidora de energia marca o segundo ano consecutivo de apoio à iniciativa, que inicia nesta sexta-feira, 25.
Neste ano, as tradicionais equipes Equipe Raça e Os Piratas prometem animar a cidade com apresentações ricas em criatividade e emoção, integrando cultura, consciência ambiental, inclusão e desenvolvimento social.
Segundo o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, Gilliard Vaz, o apoio ao evento é parte da missão da empresa em contribuir para o desenvolvimento dos territórios onde atua. “A Gincana de Belterra é um símbolo da força cultural do povo amazônida. Estar presente pelo segundo ano consecutivo é uma forma de valorizar os talentos locais, estimular a economia e promover a inclusão. Estamos muito orgulhosos em fazer parte disso”, reforça.
A expectativa é de que o evento gere aproximadamente 250 empregos diretos, envolvendo figurinistas, produtores, pintores, escultores, costureiras, coreógrafos, dançarinos e atores. Além disso, estima-se a criação de cerca de 500 empregos indiretos, impulsionando setores como restaurantes, hospedagens, supermercados, farmácias e agências de turismo.
Para o prefeito de Belterra, Ulisses Medeiros, o apoio da Equatorial tem sido fundamental para alavancar o potencial da gincana. “A parceria com a Equatorial Pará mostra que investir em cultura é também investir em desenvolvimento social e econômico. A gincana movimenta nossa cidade, gera renda e ainda preserva o que temos de mais precioso: nossa identidade cultural”, comemora.
Com o apoio da Equatorial Pará, a Gincana Cultural de Belterra segue como um exemplo de como a arte, a tradição e a colaboração entre setor público, privado e a comunidade podem transformar realidades, com a energia da cultura e da sustentabilidade pulsando no coração da Amazônia.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém