O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou na quarta-feira (30) a nova sede do Departamento de Vigilância em Saúde de Óbidos, que passa a concentrar, a partir de agora, as ações de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e de saúde do trabalhador.
A cerimônia de inauguração do primeiro prédio próprio da Vigilância em Saúde contou com as presenças do prefeito de Óbidos, Jaime Silva; do vice-prefeito, Jalico Aquino; da secretária de Saúde, Valéria Lacerda; além de vereadores e servidores da rede municipal de saúde.
A nova e moderna sede do departamento fica localizada na Travessa Dr. Machado, s/n, no Centro da cidade, ao lado da Delegacia de Polícia Civil de Óbidos. A obra custou mais de R$ 600 mil e foi financiada por meio de emenda parlamentar destinada via Ministério da Saúde pelo deputado federal Júnior Ferrari, com contrapartida do município.
O projeto arquitetônico de edificação do prédio contempla setores operacionais de Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica (setor de Imunização/Sala de Frio), Controle de Endemias e Zoonoses, e sala para o Departamento de Informação, Educação e Comunicação (DIEC). Além disso, a sede conta com espaços funcionais com circulação interna eficiente e ambientes devidamente setorizados, como áreas de apoio como recepção, copa, banheiros, almoxarifado, depósito e sala de necropsia.
Prefeito Jaime Silva, acompanhando do vice-prefeito Jalico Aquino e da secretária de Saúde, Valéria Lacerda, inaugurando a sede da Vigilância em Saúde.
A diretora-executiva de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Isabela Taketomi, ressaltou que, além da organização dos serviços de responsabilidade da Vigilância em Saúde, a sede própria do departamento traz mais dignidade para os servidores desenvolverem as suas funções.
“Essa é a realização de um grande sonho. Nessa gestão, nós conseguimos, enfim, conquistar o prédio próprio para a Vigilância em Saúde, unificando os serviços do nosso departamento, deixando no passado as dificuldades que antes tínhamos por trabalharmos separados, em locais pequenos e sem a organização devida”, lembrou Isabela.
Isabela Taketomi lembrou da importância da sede própria para aprimorar os serviços de responsabilidade do departamento.
Durante o discurso na cerimônia de inauguração, o prefeito Jaime Silva anunciou que além do investimento nas ações de Vigilância em Saúde, serão realizadas mudanças no formato de atendimento prestado pela Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, localizada no bairro de Fátima, que será transformada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em continuidade ao planejamento de investimentos na rede municipal de saúde de Óbidos.
“A entrega dessa sede da Vigilância em Saúde faz parte de uma série de investimentos e mudanças que estamos realizando. Estamos tratando com o Governo do Estado para transformamos a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas em uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento], e com isso resolver de uma vez por todas, essa questão da qualidade dos serviços que ofertamos hoje no José Benito Priante que, não é um hospital e sim uma unidade de urgência e emergência e que não arrecada um centavo pelos serviços prestados. Estamos também trabalhando para melhorar os nossos encaminhamentos para as consultas de média e alta complexidade, já que esses atendimentos não são responsabilidade direta do nosso município. Em breve, também vamos instalar em Óbidos o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], com médico e equipe própria para os atendimentos externos. Essas e muitas outras mudanças que, em breve, vamos implementar na nossa saúde, vamos anunciar para a população”, garantiu Jaime.
Prefeito Jaime Silva, acompanhado de secretários, vereadores e servidores da Vigilância em Saúde.
Valéria Lacerda, secretária de Saúde de Óbidos, lembrou que muitos municípios não conseguem fazer esse tipo de investimento, prejudicando a atuação de vigilância em saúde.
“Você inaugurar um prédio próprio de Vigilância em Saúde dentro do município é um grande avanço. Poucos municípios do estado do Pará têm prédio próprio da vigilância, e esse aqui não é um simples prédio, é um super prédio, bem estruturado, integrando todos os departamentos de vigilância e garantindo aos obidenses uma atuação mais qualificada das nossas equipes”, destacou Valéria.
Espaços amplos possibilitam melhores condições de trabalho para os servidores.
Atendimentos
A nova sede da vigilância funciona para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h e de 13h às 17h.
Por: Érique Figueirêdo. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém