Como sempre não dá em nada, os administradores públicos de Itaituba continuam praticando o NEPOSTISMO. O que ocorreu no mandato do então Prefeito Valmir Clímaco de Aguiar, que encheu a Prefeitura Municipal de parentes o atual Prefeito Nicodemos Aguiar, dá continuidade a esta prática que é proibida pela Súmula 13 do STF.
A prática mais recente foi a nomeação pelo Prefeito Nicodemos Aguiar, de sua sobrinha SUELEN AGUIAR, filha do ex-deputado Hilton Aguiar, para a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo do Município de Itaituba. O cargo vinha sendo ocupado pela mãe de Suelen, Dona Suely Aguiar, esposa de Hilton Aguiar e cunhada do então prefeito Nicodemos Aguiar.
Recentemente foi divulgado pela imprensa vários casos de NEPOTISMO na administração municipal de Itaituba. Como o do esposo da Vereadora Maria Pretinha como Diretor Administrativo da SEMINFRA, JOSÉ ALCIR OLIVEIRA DA SILVA. Do filho da vereadora Maria Pretinha, engenheiro JOSÉ ALCIR OLIVEIRA DA SILVA JÚNIOR. Da filha da vereadora Maria Pretinha, enfermeira ANY KELLY OLIVEIRA DA SILVA. Ela trabalha como coordenadora do Programa de Vacinação do Município e na Casa de Saúde Indígena-DSEI TAPAJÓS.
Na SEMINFRA tem o caso da mulher do vereador ELISVALDO RIBAMAR SILVA, conhecido por HÉLIO DA GARAGEM. A senhora CAMILIA VALÉRIA, diretora de Urbanismo da Secretaria de Infraestrutura.
Na Saúde, temos a sobrinha da Vereadora ODINEIA PERES, Senhora DANIELE PERES, que é responsável pela Regulação na Secretaria Municipal de Saúde do Município.
Na Secretaria Municipal de Educação o Secretário AMILTON TEIXEIRA PINHO, colocou sua mulher, psicóloga LÚCIA EVELYN NUNES CHARIFE. Diga-se de passagem, é a funcionaria mais bem paga da educação do município e de quebra galha tem emprego no Estado.