Mais de 1.200 atendimentos diários em diferentes especialidades médicas estão sendo realizados na região do rio Arapiuns durante a expedição que começou hoje no domingo, 17, e segue até o dia 22 de agosto. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a ONG Zoé, alcança 35 localidades ribeirinhas e aldeias indígenas, tendo como polos principais as comunidades de Cachoeira do Aruã, Mentai, Pascoal, Curi e São Pedro. Centenas de moradores dessas regiões receberão consultas médicas, exames especializados e ações de promoção da saúde ao longo da semana.
A estrutura montada para a expedição conta com a embarcação fluvial Abaré 2, uma lancha de atendimento móvel e embarcações de apoio logístico. A equipe é formada por profissionais do próprio Abaré 2, e outros 15 profissionais voluntários, entre médicos de diferentes especialidades, acadêmicos de medicina da USP e profissionais de apoio. Além dos atendimentos clínicos, também estão sendo ofertados exames com uso de ultrassom portátil, serviços odontológicos e acompanhamento em saúde da mulher e da criança.
Para a assessora de Rios da Semsa, Tângara Sansil, a ação reforça a presença do município em áreas de difícil acesso.
“Essas comunidades estão a mais de 12 horas de navegação de Santarém e muitas vezes têm acesso restrito a serviços de saúde. Esta ação é grande relevância, porque além de todo o compromisso e cuidado na atenção básica dos usuários, nós podemos complementar os serviços com especialidades diversas como as que a ONG têm trazido, descentralizando os serviços, porque acabamos saindo do polo de atendimento, fazendo um trajeto diferenciado para chegar mais próximo à população e assim melhorar a cobertura da região”, destacou.
A secretária municipal de Saúde Adjunta, Irlaine Figueira, ressaltou a importância da parceria institucional.
“A expedição mostra como a união de esforços pode transformar a realidade de comunidades que dependem do rio para tudo, inclusive para buscar saúde. Essa integração fortalece vínculos e assegura o direito à atenção em saúde”, afirmou.
Já o secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho, enfatizou o compromisso da gestão em ampliar a cobertura de serviços.
“Nossa prioridade é chegar onde a população mais precisa. O apoio à expedição Arapiuns é a demonstração de que a Prefeitura de Santarém está comprometida em cuidar de todos, especialmente dos que vivem nas regiões mais distantes”, disse.
A Prefeitura de Santarém garantiu combustível, alimentação e logística para a realização da expedição, enquanto a ONG Zoé contribuiu com medicamentos, insumos e transporte da equipe até Santarém. A parceria reafirma o compromisso conjunto de levar saúde e dignidade às populações da floresta.
Por: Samuel Alvarenga/Ascom-PMS
Fonte: Portal Santarém