Depois das denúncias de pais e alunos que moram em Jardim do Ouro e que estudam o ensino médio em Moraes Almeida, entramos em contato com a SEDUC para saber qual valor do repasse de recursos do Estado ao Município de Itaituba para fazer o transporte escolar. Segundo uma fonte da SEDUC, o Estado repassa anualmente 10 parcelas no valor de R$ 72.884,32 cada parcela. No ano o município recebe mais de R$ 728.884,00 para custear o transporte escolar de alunos que residem em áreas onde o acesso a escola é dificultado pelo deslocamento.
Esta situação não poderia está acontecendo se realmente o município estivesse aplicando os recursos corretamente no transporte dos alunos de Jardim do Ouro para Moraes Almeida. O pior, é que o município contratou uma empresa, só no papel para fazer este transporte, mas utiliza os micro ônibus do Programa Caminho da Escola, que são para transportar os alunos do ensino fundamental.
No papel, o município contratou uma empresa para fazer o transporte, porém, só para emitir a Nota Fiscal, já que o ônibus usado é o Micro Ônibus do Programa Caminho da Escola, que serve no transporte dos alunos do ensino fundamental EM Moraes Almeida, durante o dia e a noite transporta os alunos do ensino médio de Jardim do Ouro para Moraes Almeida.
Enquanto isto, ontem, dia 21 foi entregue pelo município dois micro ônibus escolar para o Distrito Municipal de Moraes Almeida. Vale ressaltar que estes micro ônibus são destinados para transportar alunos do ensino fundamental. Hoje pela manhã, os ônibus já seguiram para Moraes Almeida.
A administração municipal está prometendo usar estes veículos para transportar os alunos de ensino médio de Jardim do Ouro. A preocupação dos pais e alunos que moram em Jardim do Outo, é que for deslocado para fazer o transporte entre Jardim do Ouro e Moraes Almeida o ônibus velho, que só vive quebrando. Outra preocupação deles é com motorista, pois não adianta ter dois ou três micro ônibus e não ter motorista, que tem sido também um grande problema para o transporte escolar entre Jardim do Ouro e Moraes Almeida.
O compromisso da administração municipal é que na segunda-feira, dia 25, este problema seja solucionado, uma vez que durante todo este mês de AGOSTO os alunos que moram em Jardim do Ouro não participaram de nenhuma aula presencial em Moraes Almeida.
Fonte: Portal Santarém