Com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a delegação paraense de Jiu-Jitsu paralímpico alcançou um feito histórico no último sábado (6), em Salvador (BA), durante o Sul-Americano Oficial de ParaJiu-Jitsu. Os sete atletas que representaram o Estado conquistaram nove medalhas – quatro de ouro, duas de prata e três de bronze – além do troféu de quarto lugar geral da competição. O desempenho garantiu também a classificação para o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da JJIF 2025, marcado para novembro, em Bangkok, na Tailândia.
A competição reuniu mais de 200 atletas de todo o Brasil e de países sul-americanos. Foi organizada pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA (FBJJMMA) e pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP), com chancela da Ju-Jitsu International Federation (JJIF) e da World Parajiu Jitsu Federation (WPJJF).
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou o trabalho desenvolvido pelo governo estadual em prol da valorização do paradesporto.
“O esporte paralímpico paraense vive um momento histórico. Esses atletas são exemplo de superação e representam o Pará com muita garra. O Governo do Estado tem investido na inclusão e no fortalecimento do paradesporto, garantindo que nossos atletas tenham as condições necessárias para competir em igualdade de oportunidades e alcançar grandes conquistas”, afirmou o gestor.
O presidente da Federação Paraense de Lutas e Paradesportos (FPLP), Dio Bastos, também celebrou a conquista e ressaltou a importância do apoio estadual.
“Com menos de um ano de trabalho dedicado pela FPLP, a nossa equipe voltou com um resultado extraordinário. Esse feito é fruto de talento, dedicação e espírito coletivo. E o que me deixa mais honrado é saber que tivemos apoio integral do Governo do Estado, por meio da Seel, além da estrutura da Usina da Paz do Icuí, que foi fundamental para essa conquista”, destacou.
Por Jessé Lima Melo (SEEL)
Com informações da Agência Pará