Na manhã de sábado (13), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, promoveu o Dia D de Vacinação Antirrábica na zona urbana do município. O trabalho foi conduzido pelas equipes de endemias, que atenderam a população em oito pontos de vacinação, distribuídos nos bairros Cidade I, Cidade II, Cidade Nova, Centro, Alto Alegre, Esperança e Vila Nova.
O objetivo da campanha é proteger cães e gatos contra a raiva e, ao mesmo tempo, evitar que o vírus circule entre animais e pessoas.
A servidora pública, Jéssica Silva da Silva, levou o gato para ser vacinado. (Foto: Burlamaqui – Estado do Pará News)
Moradora do bairro Cidade Alta II, a servidora pública Jéssica Silva da Silva ressaltou a relevância da ação.
“Acredito que, devido à quantidade de doenças e ao contato que os animais, é muito importante que estejam vacinados e com a saúde em dia”, destacou.
De acordo com Josirlande da Silva, coordenadora da Vigilância Sanitária, a partir de segunda-feira (15) a vacinação será realizada de forma itinerante.
“Nossa expectativa é aplicar mais de 800 doses hoje. A partir da próxima segunda, iniciaremos a vacinação casa a casa em toda a zona urbana. Depois, seguiremos para a zona rural, que também será atendida nesse formato. É importante lembrar que a raiva não tem cura. Quando uma pessoa é mordida por um animal infectado, a doença leva à morte”, alertou.
Equipe de endemias em atendimento na Praça do Passinho: Raimundo Carneiro (ACS), Daucione Moraes, Patrick Portela e Josirlande da Silva, coordenadora da Vigilância Sanitária. (Foto: Burlamaqui)
A raiva é uma doença grave, que pode atingir tanto animais quanto seres humanos, com alta taxa de letalidade. A principal forma de prevenção é simples: manter cães e gatos vacinados todos os anos.
Com informações do Portal Estado do Pará News. Fotos: Burlamaqui – Estado do Pará News