“Último colocado na pesquisa dos municípios com melhores desempenhos no ranking de sociedade, instituições e economia”.
O ex-vereador Peninha denunciou esta semana a situação de Itaituba como um dos piores municípios dos 418 municípios brasileiro pesquisados na 6ª edição do ranking que analisa três dimensões, como instituição, sociedade e economia.
Segundo Peninha, Instituição, engloba sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina publica. Já sociedade, informações sobre acesso e qualidade da saúde e educação, segurança, saneamento e meio ambiente e economia, que considera inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.
“Lamentamos, que somos um dos municípios mais ricos da Federação e estamos patinando em comparação a outros municípios. Na pesquisa realizada Itaituba ficou em último colocado, como o município menos competitivo do recorte analisado, recuando 16 posições no ranking geral, em relação ao ano passado, 2024. Ficamos atrás de Breves, no Marajó e Moju. Estes dois municípios recuaram 13 posições, com relação ao ano passado”, disse Peninha.
Nossas colocações foram: Sociedade, 418ª colocação, queda de 14 posições. Instituições, 412ª colocação, queda de 6 9posições e Economia, 408ª colocação, queda de 18 posições.
“O estudo permite constatar que todos esses municípios se encontram em colocações desfavoráveis em todas as dimensões avaliadas, ocupando posições abaixo de 298ª em cada dimensão. Ou seja, cada um dos cinco municípios com menor desempenho no ranking geral está sempre nas 25 posições mais baixas do levantamento”, disse Peninha.
“O que significa esta avaliação, é que nossa saúde e educação não são boas. Poucos tem acesso ao saneamento básico. Nossa segurança ainda precisa melhorar bastante. O funcionamento da máquina administrativa não tem desempenhado um trabalho com transparência e aplicação correta do dinheiro publico. Estes são alguns pontos que tem feito o município de Itaituba ter recuado e agora ficando na pior colocação dos municípios pesquisados no Brasil”, concluiu Peninha.
Fonte: Portal Santarém