Na quarta-feira, 08/10, a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Jacareacanga reuniu profissionais, gestores do poderes executivo e legislativo, e a população em um importante momento de diálogo e construção coletiva. Com o tema “Avanços e desafios para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará, no cenário atual de mudanças climáticas, ambientais, socioeconômicas e demográficas”, o evento promoveu reflexões e propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde, tanto no município quanto em todo o estado.
Realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, coordenada pela secretária Ledioneta Souza, a conferência contou com o envolvimento de toda a equipe da pasta e ampla participação popular. A Prefeitura Municipal de Jacareacanga celebrou o sucesso do evento, reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua da saúde pública e a defesa do SUS.
A palestra central foi conduzida pela enfermeira Elisete Baima, que abordou os principais desafios e perspectivas para o SUS diante das transformações que impactam diretamente a saúde pública. A programação contou, ainda, com a participação da senhora Edileuza Viana, no primeiro eixo temático; da assistente social Sandra Tapajós, no segundo eixo; e do vereador Everton Salles, no terceiro eixo de discussões.
Durante o evento, também foi apresentado o projeto “Linhas de Cuidado”, pela enfermeira Mary Góes, reforçando a importância da integração entre os serviços e da atenção humanizada à população.
A Conferência foi convocada pela Resolução nº 004/2025, do Conselho Municipal de Saúde, datada de 17 de julho de 2025, e teve como objetivo principal analisar a situação da saúde no município e no estado, discutir o financiamento do SUS e propor diretrizes para o Plano Municipal de Saúde 2026–2029.
Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Jacareacanga (PA): Amanda Lago – Jornalista (DRT 0002592-PA). Foto: Arquivo da ASCOM-PMJ