A 35ª Mostra de Teatro de Santarém chegou ao quinto dia de apresentações na terça-feira (28). Pela manhã, o espetáculo “Entre Porongas e Carapanãs” foi apresentado na Escola Estadual Professora Romana Legal, no bairro Santana. A proposta é levar os artistas até o público, mostrando que o teatro é acessível a todos.
À noite, o Grupo Teatral Kabi Kaxi se apresentou na Casa da Cultura com o espetáculo “Junípero e o Pé de Porco na Amazônia”. A peça, inspirada nas Fioretti de São Francisco, mistura humor, religiosidade e elementos da cultura amazônica para contar a história de Frei Junípero, discípulo de São Francisco de Assis.
Autor da obra, Frei Ulysses Calvo disse que participar da Mostra é motivo de alegria e de fortalecimento da caminhada artística:
“É o segundo ano que a gente tá participando da mostra. Ano passado a gente esteve pela primeira vez, e agora a gente tá também repetindo a participaçã nesse evento que para nós vem só a solidificar uma caminhada que é de muita dificuldade, mas também de muita alegria.”
O espetáculo é um auto popular com momentos de humor e reflexão:
“A nossa peça é um auto e envolve uma pitada de humor, mas também traz consciência e reflexão sobre a nossa relação com os animais, a relação entre as pessoas, o respeito e, claro, aquele bom aconselhamento de São Francisco.” — confirmou Frei Ulisses.
A coordenadora da Mostra, Márcia Correia, comemorou o público presente e o resultado das apresentações:
“Casa cheia, que é o que todo artista gosta. Estamos muito emocionados, é, com o sentimento de trabalho feito, realizado, cumprido. O espetáculo de hoje foi lindíssimo, um auto popular com rosto amazônico, que conta a história da nossa ancestralidade, da relação com a natureza, com os seres e com os encantados.”
O presidente da Associação de Teatro Amador de Santarém (ATAS), Mourrambert Flexa, avaliou o resultado positivo da Mostra até agora:
“Quinto dia de mostra, casa cheia, numa terça-feira, ontem também segunda-feira lotou a casa. Então, a gente está superando as nossas expectativas, cumprindo o nosso trabalho. A mostra vai até o dia 1º, com muita atividade ainda aqui na Casa da Cultura.”
A programação continua nesta quarta-feira (29). Às 19h, o grupo Último Minuto apresenta o monólogo Às Companheiras na Casa Mestra Odete Costa. Às 20h, o Grupo Teatral Grutap apresenta, na Casa da Cultura, a comédia Hermanoteu na Terra de Godah. A entrada é gratuita.
Confira a programação completa em: https://www.instagram.com/p/DQH2vBKETtd/?igsh=MTAyd2N3MDg3M2xnMA==
O evento é realizado pela Associação Cultural dos Artistas, Produtores e Técnicos das Artes Cênicas do Tapajós (ATAS), em parceria com o Ponto de Cultura Teatro e Cidadania e a Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A Mostra foi contemplada pelo PNAB Santarém Ciclo 1 – Edital Multilinguagens 01/2025, na categoria Artes Cênicas.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém
 
					 
							
 
			 
			 
                                 
                             