Quatro homens morreram após um confronto com a Polícia Militar na noite de sábado (1º), na vicinal Canaã, zona rural de Novo Progresso, sudoeste do Pará. Segundo informações policiais, o grupo era suspeito de envolvimento em um assalto a uma área de garimpo ocorrido na última terça-feira (28), a cerca de 120 km da cidade.
De acordo com o boletim policial, a vítima do assalto informou que quatro indivíduos armados com pistolas e armas longas haviam rendido funcionários do garimpo e levado duas espingardas, uma motocicleta Bros vermelha, celulares e aproximadamente 300 gramas de ouro.
No sábado, por volta das 20h30, a mesma vítima voltou a contatar a Polícia Militar afirmando ter avistado um veículo Fiat Uno branco com quatro ocupantes armados na vicinal Canaã, acreditando se tratar dos suspeitos do crime anterior. As guarnições de Novo Progresso e do posto policial de Alvorada da Amazônia foram acionadas e se deslocaram até o local.
Ainda segundo a PM, ao se aproximarem do veículo, os ocupantes teriam efetuado disparos contra as viaturas. Os policiais reagiram e houve troca de tiros. Os quatro homens foram atingidos, socorridos e levados ao hospital municipal de Novo Progresso, mas não resistiram aos ferimentos. Nenhum policial foi atingido durante a ação.
No carro, foram encontrados utensílios de acampamento, duas antenas Starlink, carregadores de pistola, munições e sete aparelhos celulares, sendo dois pertencentes às vítimas do assalto. Também foram apreendidas uma pistola Taurus calibre 9mm, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 22 e diversos cartuchos de munição.
Entre os mortos, apenas um homem foi identificado. Segundo consulta ao sistema Infoseg, ele respondia a sete processos criminais, incluindo falsificação ideológica.
O caso foi registrado e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Novo Progresso, que dará continuidade às investigações.
Com informações do Giro Portal / Polícia Militar
