O atendimento da CIPFlu é realizado a partir de uma base flutuante, instalada no Terminal Portuário de Outeiro, onde atracaram, nesta terça-feira (4), dois transatlânticos com capacidade para mais de 6 mil pessoas. Com a chegada dos navios e o aumento da movimentação na área, o policiamento fluvial está preparado para atender com rapidez e eficiência turistas e a população local.

Major Rafaelly Gentil: atendimento a qualquer ocorrência
Integração – A operação conta com a atuação integrada da CIPFlu, Grupamento Fluvial (GFlu) e Polícia Federal, assegurando a vigilância em áreas de grande circulação e nos principais acessos fluviais da região.
De acordo com a comandante da CIPFlu, major Rafaelly Gentil, a Polícia Militar está pronta para garantir a segurança da malha viária durante toda a COP30. “Estamos atuando de forma integrada, com equipes posicionadas em Outeiro (distrito de Belém) e na Ilha do Combu, realizando patrulhamentos 24 horas. Também estaremos presentes no Terminal Miramar, em Icoaraci, prontos para atender qualquer ocorrência nas ilhas e regiões próximas”, informou.
A operação conta com oito embarcações distribuídas entre Outeiro, Ilha do Combu e a base do Grupamento Fluvial. O policiamento também cobre pontos turísticos e rotas fluviais de acesso a áreas que devem receber grande fluxo de visitantes durante o evento.

A Polícia Militar reforçou que qualquer pedido de socorro ou emergência pode ser feito pelo número 190, que funciona 24 horas. Além disso, estrangeiros poderão acionar o número de emergência de seus países de origem: Europa, n° 112, e Estados Unidos da América, n° 911, que será automaticamente direcionado ao Centro Integrado de Operações (CIOp), garantindo atendimento rápido e eficiente durante a conferência ambiental.
Por Tarcya Amorim (PMPA)
Com informações da Agência Pará
