O município de Jacareacanga participará da 30ª Conferência do Clima (COP 30), que será realizada em Belém do Pará, com destaque através do governo municipal representado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos – SEPLAN.
A secretária da pasta, Edileuza Viana, fala com entusiasmo sobre sua seleção para atuar como painelista durante o evento. O convite foi feito pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e pela Organização das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento ao Relatório Local Voluntário recentemente lançado pelo município de Jacareacanga.

Jacareacanga vem conquistando destaque nacional e internacional após a adesão, realizada pelo gestor municipal Valdo do Posto, à Federação “Meu Município pelos ODS”. Com essa iniciativa, Jacareacanga passou a estar apta a captar recursos internacionais para projetos voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade, que trarão grandes benefícios à população.
A SEPLAN, juntamente com sua equipe técnica, está elaborando um portfólio de projetos que será apresentado durante a COP 30. A expectativa é de que a conferência tenha um olhar especial para o povo da Amazônia, valorizando suas necessidades e potencialidades.
Os preparativos para o evento começaram em maio, com o levantamento de demandas de curto, médio e longo prazo. Considerando que Jacareacanga possui uma ampla extensão territorial, é essencial a implementação de políticas públicas em todas as regiões do município. Para que isso ocorra, é necessário financiamento e parcerias que viabilizem a execução desses projetos.
O prefeito Valdo enfatiza que, junto a todas as secretarias de sua gestão, especialmente a SEPLAN, estão trabalhando em processos estratégicos para impulsionar o desenvolvimento econômico do município, e acreditamos que a COP 30 será uma oportunidade importante para a captação de recursos destinados a esses investimentos, cujo único objetivo é o desenvolvimento acelerado de Jacareacanga para que a população seja a mais beneficiada em todas as áreas. Durante o evento, Jacareacanga apresentará suas dificuldades logísticas e ambientais, mas também destacará soluções possíveis e inovadoras.
Diante das dificuldades históricas enfrentadas — como a perda de receitas, a complexa logística para atendimento das comunidades remotas, a falta de oportunidades geradas pela limitação energética, a ausência de regularização fundiária e a insegurança jurídica no campo —, o município tem sido empurrado ao subdesenvolvimento.
Essas serão algumas das pautas levadas à COP 30, com o objetivo de mostrar ao mundo que um município com 98% de seu território preservado merece reconhecimento e respeito.
A g
estão do prefeito Valdo do Posto e do vice-prefeito Valmar Kabá está comprometida em apresentar um panorama realista das dificuldades locais e, ao mesmo tempo, buscar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento da cidade.
A equipe da SEPLAN tem trabalhado incansavelmente para levar à COP propostas concretas que façam a diferença para o município. A escolha da secretária Edileuza Viana como uma das painelistas da conferência reforça a organização e o comprometimento da pasta, além de demonstrar o apoio contínuo do governo municipal às suas secretarias na busca por novos investimentos que beneficiem a população.
A COP 30 representa uma chave para o futuro do município — uma oportunidade única para fortalecer o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Por: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Jacareacanga (PA): Amanda Lago – Jornalista (DRT 0002592-PA).
