Sustentabilidade não é um departamento. Não é uma meta de carbono. Não é uma árvore plantada no fim do projeto. Sustentabilidade é cultura, é acesso, é educação, é saúde mental, é empregabilidade, é inovação. É sobre como vivemos, aprendemos, trabalhamos e nos conectamos.
Na COP30, o Instituto YDUQS, Estácio e Wyden vão mostrar que a transição sustentável começa nas pessoas. E que o futuro não se constrói só com painéis solares, mas com ideias, inclusão e conhecimento. Não existe economia verde sem gente preparada para liderá-la.
Lorenzo Souza, estudante da Wyden, não vai à COP30 como espectador — ele vai como parte da construção. Selecionado para atuar como assistente de curadoria na Casa Brasil, Lorenzo representa uma geração que não espera convite para transformar o mundo. Sua participação é mais do que uma experiência acadêmica: é um mergulho real nas discussões que moldam o futuro. Ao lado de lideranças, artistas, cientistas e ativistas, Lorenzo ajudará a conectar narrativas, selecionar conteúdos e dar forma a um dos espaços mais pulsantes da conferência.
“Falando sobre a minha expectativa para essa experiência, acredito que participar da COP30 junto com a Casa Brasil vai ser uma vivência extremamente proveitosa e muito enriquecedora, tanto pessoal quanto profissionalmente. Estou muito animado para conhecer novas perspectivas, aprender com especialistas e entender de perto como surgem as discussões e soluções relacionadas à sustentabilidade”, comenta o aluno.
De 6 a 20 de novembro, jovens como Lorenzo, dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Estácio e da Wyden atuarão como voluntários em duas frentes: assistentes de conteúdo, apoiando a produção de materiais para redes sociais e registros do evento; e assistentes de curadoria. Os alunos se revezarão ao longo das semanas, vivenciando na prática o que significa trabalhar com propósito, impacto e colaboração. Essa parceria é fruto de um relacionamento da área de Parcerias Estratégicas da Estácio e Wyden com a Casa Brasil.
Como parte do compromisso com a formação de lideranças sustentáveis, a Estácio e o Instituto Yduqs disponibilizaram cursos e bolsas educacionais voltadas ao legado da COP30. Serão oferecidos 1.500 cursos livres para os voluntários do evento, com acesso garantido no período pós-conferência, como forma de ampliar o impacto da experiência vivida em Belém. Outros 1.500 cursos serão destinados à sociedade civil, em parceria com o Estado, reforçando o papel da educação como ferramenta de inclusão e transformação. Além disso, serão disponibilizadas bolsas de graduação e pós-graduação, além de diversos cupons de descontos. As empresas patrocinadoras da COP30 terão acesso a cursos com licenças corporativas voltadas à temática ESG, fortalecendo a conexão entre conhecimento e responsabilidade empresarial.
“Como grupo educacional, não existe maior legado que possamos deixar do que democratizar o acesso à educação de qualidade, para todas as pessoas. E essa é a essência desta nossa parceria com a COP30, além de possibilitar que nossos alunos brilhem na Casa Brasil. Diante de tantos desafios sociais e ambientais, nossa resposta é preparar os profissionais que irão lidar com os desafios do presente e do futuro. Sustentabilidade, para nós, começa quando alguém tem a chance de estudar, crescer e liderar a mudança que queremos ver no mundo. Esta é uma das formas mais poderosas de construir um futuro verdadeiramente sustentável”, afirma Claudia, presidente do Instituto YDUQS, e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.
Joice Portella, diretora de Parcerias, Carreiras e ESG da Yduqs, grupo educacional do qual a Estácio faz parte, terá uma participação estratégica na COP30. No dia 14 de novembro, participará de um painel sobre empreendedorismo e competências verdes na Blue Zone da COP30, organizado pelo Sebrae Nacional em parceria com a UNFCCC. Dia 12 de novembro, a YDUQS será homenageada pela B3 — a bolsa de valores do Brasil — por estar presente nas carteiras dos três principais índices ESG da Bolsa: ISE B3, ICO2 B3 e IDIVERSA B3.
Esse reconhecimento celebra empresas que se destacam simultaneamente em três frentes: ambiental, social e de governança (ESG). “A presença da YDUQS na COP30 reforça nosso compromisso em formar profissionais prontos para liderar a transição sustentável no Brasil. Educação de qualidade, empregabilidade verde e justiça social caminham juntas. É fundamental que nossos alunos, de diferentes áreas, entendam o papel que podem desempenhar em um mundo em transformação. Queremos estar na COP30 para compartilhar soluções, aprender com outras experiências globais e reafirmar o protagonismo da educação superior na construção de um futuro mais justo, inclusivo e regenerativo”.
Patrocínio Bronze — Instituto YDUQS e Estácio na COP30
O Instituto YDUQS e a Estácio participam da COP30 como patrocinadores bronze, reforçando seu compromisso com a construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e conectado à educação. A presença institucional na conferência marca o alinhamento estratégico do grupo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a formação de lideranças preparadas para os desafios da transição climática.
Por: Giullia Moreira/Agência Eko
Fonte: Portal Santarém
