Dirigentes e filiados do PCdoB/Santarém, decidiram em reunião, na sexta-feira à noite (07/11), que em 2026 vão lançar uma candidatura à Câmara Federal. O nome que está sendo debatido é ligado ao meio acadêmico local.
O PCdoB tem entre seus filiados diversos docentes e estudantes universitários, o que inclui a UFOPA e UEPA. “O nome ainda está em debate interno, porém, já é certo que o PCdoB vai participar do pleito de 2026 e Santarém poderá voltar a ter uma representação robusta no Congresso Nacional”, disse o presidente do partido, Carlos Pedroso.
Segundo ele, “atualmente temos apenas dois parlamentares na Câmara Federal com domicílio eleitoral em Santarém e um deles é ligado à direita e ao agronegócio”. Ele reforça a importância da população de Santarém ter uma maior representatividade política do campo progressista ligado ao presidente Lula, e que represente também o campo acadêmico “pois somos uma cidade-polo das instituições de ensino superior, onde se debate a Ciência em relação aos problemas amazônicos”, afirma.
Pedroso disse ainda que a força eleitoral de Santarém pode agregar novas lideranças e ampliar a participação no Congresso Nacional. “Num passado recente já tivemos 3 deputados federais só de Santarém e uma bancada do oeste do Pará com 6 representantes no Congresso Nacional. Podemos repetir aquele feito em 2026”.
Pedroso disse que os filiados do partido vão discutir nas próximas semanas um nome do PCdoB – com muita inserção no meio acadêmico – “para que o eleitorado santareno e da região, que se identifica com as lutas por justiça social, direitos coletivos e defesa do meio ambiente, tenha uma alternativa para votar e consolide a força do campo progressista”, finalizou.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém
