A Prefeitura de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), disponibilizou três ônibus gratuitos para o transporte de 212 alunos que seguiram até a cidade de Santarém, localizada a 137 km, para participarem da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
As provas foram aplicadas neste domingo (9) e prossegue no próximo domingo (16), em todo o país, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, onde o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Antes do embarque, os estudantes receberam lanche com frutas e cereais, preparado pela equipe da Semed.

O secretário de Educação, Izailton Sousa, participa da entrega de lanches aos estudantes de Mojuí dos Campos antes do embarque para Santarém, garantindo apoio e incentivo na realização do Enem 2025. (Foto: Burlamaqui)
Como parte das ações de apoio aos participantes, a Secretaria também promoveu o “Aulão Preparatório para o Enem 2025”, com o objetivo de reforçar o aprendizado e a motivação dos estudantes.

As estudantes Isonára da Silva e Flávia da Cunha demonstram confiança antes do embarque para o primeiro dia de provas do Enem 2025, em Santarém. (Foto: Burlamaqui)
A estudante Isonára da Silva Rodrigues, 20 anos, moradora do bairro Alto Alegre, que participa pela segunda vez do Enem, destacou a importância das iniciativas.
“Foi muito importante o aulão, o conhecimento que eu tinha antes aumentou. O transporte que o prefeito Jailson Alves disponibilizou para os alunos foi muito bom, porque muitas pessoas não têm um carro ou outro meio para ir a Santarém. Então, o transporte beneficia muita gente que precisa se deslocar para fazer a prova”, disse a estudante.
Já a professora de informática Flávia da Cunha, 19 anos, também ressaltou o impacto positivo do aulão e do apoio logístico.
“O aulão ajudou bastante, porque eu pude aprimorar ainda mais o conhecimento que já tinha, com professores muito bons, principalmente na redação, que era o que mais me preocupava. Saí de lá mais confiante. O transporte é essencial, pois muitos não têm como chegar até Santarém. Estou um pouco nervosa, mas acredito que vai dar certo, porque os conteúdos revisados me deixaram mais preparada”, afirmou.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Izailton Sousa, o aulão transcorreu conforme o planejado.
“Tivemos três sábados seguidos com várias matérias diferentes, e encerramos com redação. Como foi proposto pela Prefeitura, o transporte foi garantido, e hoje embarcamos nossos estudantes para fazer a prova em Santarém. No dia 16, o transporte também estará confirmado, com o mesmo horário de ida e volta. É gratificante prestar esse serviço à nossa sociedade, principalmente quando se trata de educação. O nosso gestor tem focado muito nisso, e nós temos nos empenhado para dar o máximo”, destacou o secretário.

O embarque dos alunos contou com o acompanhamento do secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Antônio Aguiar, e do secretário municipal de Infraestrutura, Antônio Wellinton Sena.
Em novembro de 2019, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMMT), também havia disponibilizado ônibus gratuitos para estudantes que participaram do Enem.
Com informações de: Elivaldo Silva – Registro Profissional 276-RR. Fotos: Burlamaqui / Estado do Pará News
