Entrar
  • U.S.
  • International
  • Canada
  • Espau00f1ola
Portal de Santarém
Santarém (PA), terça-feira, 18 de novembro de 2025 - 19:26
  • HOME
  • OPINIÃO
  • CULTURA
  • DIA A DIA
  • ECONOMIA
  • JUSTIÇA
  • LEGISLATIVOS
  • PODER
  • PREFEITURAS
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE
Lendo: SANTARÉM AVANÇA NOS PREPARATIVOS PARA APRESENTAÇÃO NO PAVILHÃO PARÁ, NA COP 30
Compartilhar
Governo do Estado - Banner ProRefis governo---novembro CÍRIO
Portal de SantarémPortal de Santarém
Font ResizerAa
  • Travel
Search
  • Home
    • Home 1
    • Home 2
    • Home 3
    • Home 4
    • Home 5
  • Categories
    • Travel
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Você tem uma conta? Entrar
Seguir
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal de Santarém > Blog > DIA A DIA > SANTARÉM AVANÇA NOS PREPARATIVOS PARA APRESENTAÇÃO NO PAVILHÃO PARÁ, NA COP 30
DIA A DIA

SANTARÉM AVANÇA NOS PREPARATIVOS PARA APRESENTAÇÃO NO PAVILHÃO PARÁ, NA COP 30

Jeferson Miranda
Última atualização: 17 de novembro de 2025 07:51
Jeferson Miranda
Compartilhar

Município leva cultura, gastronomia, sustentabilidade e inovação para a Conferência da ONU, com programação que destaca talentos locais e projetos de base comunitária.
Compartilhar

A Prefeitura de Santarém avançou nos últimos preparativos da montagem do stand “Casa Santarém Alter do Chão” que representará o município no Pavilhão Pará-Municípios, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorre em Belém. O espaço, instalado no Centro de Convenções Centenário, funcionará de 17 a 21 de novembro e foi criado exclusivamente para que as administrações municipais apresentem iniciativas de sustentabilidade, cultura, turismo e inovação, além de fomentar parcerias internacionais.

O stand santareno vai destacar um conjunto de ações que refletem a diversidade cultural, a força da gastronomia amazônica e o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável e de base comunitária. A programação inclui painéis, podcasts e apresentações com personalidades locais que discutirão temas centrais da agenda climática.

O município levará projetos que integram cultura, arte e sustentabilidade, como o Museu Itinerante, a Catraia Literária, a exposição de artes visuais Cores do Sairé, o projeto Traçado ao Arapiuns e as tradicionais Cuias Pintadas.

Para o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio, a presença de Santarém na COP30 reforça o protagonismo do município na agenda ambiental.
“Estamos levando para o mundo o melhor de nossa gente, nossa cultura e nossos projetos, que mostram como o turismo e a sustentabilidade caminham juntos no Tapajós. A COP30 é uma vitrine estratégica para fortalecer parcerias e impulsionar iniciativas de base comunitária,”afirmou.

Já a secretária municipal de Cultura, Priscila Castro, destaca que a participação de Santarém dá visibilidade ao potencial artístico e cultural da região.
“A COP30 é uma oportunidade histórica para mostrar a riqueza cultural santarena, nossas expressões artísticas e o conhecimento ancestral que preserva a Amazônia. Nosso stand será um espaço vivo de identidade, diversidade e criatividade,” ressaltou.

O município também destacará o Fomento à Cacauicultura, iniciativa que distribui sementes híbridas e incentiva o cultivo em sistemas agroflorestais, contribuindo para a recuperação de áreas degradadas, geração de renda e redução do desmatamento. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, a ação “fortalece o pequeno produtor, amplia as oportunidades de comercialização e consolida Santarém como referência em produção sustentável na região”.

Além disso, serão apresentadas ações de saneamento rural, como a implantação de microssistemas de água movidos a energia solar na região da várzea, que são iniciativas que impactam diretamente a qualidade de vida das famílias, melhoram as condições de produção agrícola e reforçam o compromisso do município com soluções inovadoras e sustentáveis para as comunidades rurais.

Também terá espaço no stand, uma iniciativa estratégica que visa atrair investimentos, fomentar a instalação de novas empresas e fortalecer a economia local por meio do desenvolvimento sustentável: o Distrito Industrial de Santarém, A apresentação abordará potencialidades logísticas, oportunidades para novos empreendimentos e os avanços na integração entre cadeia produtiva, inovação e preservação ambiental, aspectos alinhados à agenda da COP30.

Com a montagem do stand em finalização e a programação definida, Santarém reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização das tradições amazônidas e a construção de soluções inovadoras para o futuro da região e do planeta.

Por: Ailanda Tavares/Ascom-PMS

Com informações da Agência Santarém

Subscribe to Our Newsletter
Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
Compartilhar este artigo
Twitter E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior SANTARÉM REÚNE MAIS DE MIL PARTICIPANTES NA CORRIDA E PASSEIO CICLÍSTICO ARENA ENERGIA
Próximo artigo PREFEITO ZÉ MARIA TAPAJÓS E VICE CARLOS MARTINS CELEBRAM ABERTURA DO XXI FESTIVAL GASTRONÔMICO DO CHARUTINHO, EM PONTA DE PEDRAS
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editor's Pick

Top Writers

Oponion

Boto Tucuxi é o campeão do Sairé de Alter do Chão de 2024

Em apuração acirrada na tarde desta segunda-feira, 23, no Sairódromo,…

23 de setembro de 2024

Achamos que você também vai gostar

DIA A DIA

Unidade da Agência Nacional de Mineração (ANM) fecha em Itaituba (PA)

O objetivo de acabar com os garimpos na região está cada vez mais se concretizando. Além das operações permanentes no…

2 minutos de leitura
DIA A DIA

DIA NACIONAL ALERTA PARA A URGÊNCIA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO

No último dia 27 de julho, o Brasil celebrou 51 anos da instituição do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes…

6 minutos de leitura
DIA A DIA

EQUATORIAL PARÁ PROMOVE PALESTRA SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS NO DIA DO MEIO AMBIENTE

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Equatorial Pará irá promover uma ação…

2 minutos de leitura
DIA A DIA

MAIS UMA AÇÃO DE COMBATE ÀS QUEIMADAS FOI REALIZADA EM ALENQUER

Governo do prefeito Tom Silva trabalhando pela preservação do meio ambiente do município de Alenquer, no Pará.  A Prefeitura de…

1 minutos de leitura
Portal de Santarém

News

  • Advertise

Technology

  • Innovate
  • Gadget
  • PC hardware
  • Review
  • Software

Health

  • Medicine
  • Children
  • Coronavirus
  • Nutrition
  • Disease

Culture

  • Stars
  • Screen
  • Culture
  • Media
  • Videos

More

  • Travel

Subscribe

  • Página inicial
  • Fale Conosco
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
© Portal Santarém Notícias. Portal Santarém. Todos Direitos Reservados.
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu sua senha