Na manhã desta terça-feira (18), o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará (Sintesp), núcleo Santarém, realizou uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município de Mojuí dos Campos. O encontro ocorreu na Praça Santo Antônio e teve como objetivo atualizar a categoria sobre os avanços discutidos em assembleias anteriores, incluindo a possibilidade de paralisação.

Reunião realizada no dia 7 de novembro entre o prefeito Jailson Alves, o diretor do Sintesp, Sandro Pacheco, agentes comunitários de saúde e a secretária municipal de Saúde, Adeliane Frota. (Foto: Divulgação)
Segundo o diretor de organização e administração do Sintesp em Santarém, Sandro Pacheco, uma reunião com o prefeito Jailson Alves foi realizada no dia 7 de novembro, quando a pauta foi oficialmente apresentada ao gestor.
“Essa pauta foi atendida e, por decisão da categoria, resolvemos apenas fazer esse informe sobre os avanços conquistados e encerrar o ato por aqui. Porém, continuaremos vigilantes para acompanhar os prazos que o prefeito nos deu para resolver as situações relacionadas aos direitos da categoria. Conseguimos o aval para que alguns desses direitos sejam concedidos já a partir de novembro, como a concessão das férias e o pagamento de um terço do salário. Sempre iremos pautar direitos novos ou antigos. Entendemos que algumas demandas dependem de condições financeiras do município. Não adianta cobrar algo que a gestão não pode conceder no momento, por isso estabelecemos prazos e parcelamentos, como no caso da insalubridade. O prefeito se comprometeu a pagar 10% a partir de janeiro e depois aumentar para 20%, mediante laudo que será acompanhado junto com a gestão”, explicou o diretor.
Durante o encontro, houve interferência de pessoas externas, já que a reunião ocorreu em espaço público. Sandro Pacheco destacou que o local já havia sido definido anteriormente e comentou sobre o episódio.
“Houve intervenção externa de pessoas que pediram fala, e abrimos espaço. Mas, quando percebi que estavam tentando interferir e prejudicar uma negociação que já vínhamos conduzindo, precisei intervir. Disse que teriam direito à fala naquele momento, mas não depois, para não comprometer toda a pauta e o trabalho que o sindicato vem realizando para garantir essas reivindicações”, afirmou.

Agente comunitária de saúde Jacilene Lira do Monte, representante da comunidade Igarapé do Piranha. (Foto: Burlamaqui / Estado do Pará News)
A agente comunitária de saúde Jacilene Lira do Monte, que também integra a base do Sintesp na comunidade Igarapé do Piranha, afirmou que a reunião foi esclarecedora e permitiu sanar dúvidas.
“Foi muito proveitosa, bem esclarecedora. Quando a gente vem in loco, consegue entender melhor. Sempre surgem rumores, controvérsias, alguns fakes, mas hoje pudemos esclarecer tudo”, destacou a ACS.
O vereador Mickael Aguiar acompanhou a reunião, participou dos esclarecimentos aos agentes e se colocou à disposição da categoria para colaborar no processo de negociação.
“Hoje estamos aqui para ajudar no que estiver errado e precisa melhorar. O nosso prefeito Jailson já autorizou uma conversa em conjunto com o Sintesp para que algumas áreas sejam regularizadas, e vamos avançar com as demandas da classe no próximo ano”, declarou o parlamentar.

Vereador Mickael Aguiar durante reunião com os ACS. (Foto: Burlamaqui / Estado do Pará News)
Com informações de Elivaldo Silva — Registro Profissional 276-RR. Fotos: Burlamaqui / Estado do Pará News
