O trabalho integrado das forças de segurança que atuam na Base Integrada Fluvial ‘Candiru’, em Óbidos, resultou em uma grande apreensão na terça-feira (18) após fiscalização em uma embarcação que realizava o transporte entre Manaus, no Amazonas, e Santarém, na região do Baixo Amazonas. Entre os itens estavam aparelhos celulares, calotas automobilísticas e pneus diversos.
A operação, realizada pelo efetivo da Base Fluvial, contando com servidores do Grupamento Fluvial, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com policiais militares e civis, além de fiscais da Secretaria de Fazenda do Pará (Sefa), abordou a embarcação “Jorge Henrique I”.
Durante vistorias de praxe, os agentes identificaram a carga irregular de 120 aparelhos celulares, 50 calotas e 825 pneus, de motocicleta e carro popular, sem a devida documentação fiscal para transporte. Diante do fato atípico, foi realizada a apreensão da mercadoria irregular, bem como procedimento administrativo pela Sefa.

Para o secretário titular da Segup, Ualame Machado, a apreensão é um golpe direto contra o comércio ilegal e o contrabando na região. “A mercadoria irregular, além de sonegar impostos, muitas vezes financia atividades ilícitas e coloca em risco o consumidor final, especialmente no caso de pneus sem procedência ou qualidade certificada. A presença ostensiva e a fiscalização eficiente nas nossas vias fluviais são essenciais para garantir a segurança econômica e a ordem pública. Continuaremos firmes no combate a toda forma de ilegalidade”, pontuou.

Por André Macedo (SEGUP)
Com informações da Agência Pará
