A agricultura familiar tem presença de destaque na COP 30, na Casa Santarém- Alter do Chão, no Pavilhão Pará, onde diversos alimentos produzidos por pequenos agricultores de Santarém estão sendo apresentados aos visitantes. Entre os itens expostos estão farinha, castanha, mel, pimentas e outros produtos que representam o potencial produtivo e cultural das comunidades rurais.

O coordenador de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), Thiago Oliveira, destacou a importância de levar esses alimentos para um evento global como a COP 30, valorizando o trabalho de quem vive e produz no campo.

“Viemos mostrar que a gestão atua em parceria com os agricultores familiares, garantindo a oferta de alimentos de qualidade. Contamos com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que assegura segurança e credibilidade aos produtos. Os médicos veterinários e agrônomos do SIM, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), da Prefeitura de Santarém, são responsáveis pela fiscalização, visitas técnicas e orientações necessárias para a certificação. Além disso, muitos produtos da agricultura familiar são destinados para alimentação escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar e também para famílias carentes, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explicou.

Outro avanço destacado é o Programa de Mecanização Agrícola, que modernizou o setor e contribuiu para o crescimento da produção rural em Santarém. O secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, reforçou os investimentos realizados para fortalecer o segmento.
“A agricultura familiar vem sendo amplamente fomentada, com investimentos em diferentes projetos. O objetivo é melhorar a produção dos pequenos agricultores, gerar renda e beneficiar toda a cadeia produtiva. A participação na COP 30 mostra ao mundo o quanto o município tem apoiado e impulsionado esse setor”, ressaltou.
Por: Ailanda Tavares/Ascom-PMS
Com informações da Agência Santarém
