O Círio de Nossa Senhora da Conceição ganhou um capítulo especial em 2025: o Terraço da Conceição, uma das grandes novidades desta edição. Localizado na Avenida Tapajós, no bairro da Aldeia, próximo à Praça Tiradentes, o espaço foi criado para promover um encontro entre fé, música e identidade cultural durante a Trasladação, no sábado (22), e no domingo (23). Em dois dias de intensa emoção, o Terraço reuniu fiéis, famílias e artistas em um ambiente preparado para celebrar a padroeira de Santarém.

A iniciativa integra a programação do Círio Cultural da Conceição 2025, uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com a Arquidiocese de Santarém.
O Terraço da Conceição se tornou espaço de fé de homenagens e apresentações especialmente preparadas por artistas santarenos, que conduziram apresentações, exaltando a devoção mariana e a força da cultura local. Entre os nomes presentes na programação, estiveram: Izelon Silva, Lana Lins, Marcia Pedroso, Selma Antonele, Karen Sousa, Patrícia Lima, Wal Luc, Nato Aguiar, Gonzaga Blantes, Ádria Góes, Priscila Castro, Priscila Moreira e João Carlos Rego.

O repertório reuniu clássicos religiosos, canções devocionais e muitas canções autorais criadas especialmente para Nossa Senhora, fortalecendo a conexão entre arte e fé — marca registrada do Círio santareno.
A secretária municipal de Cultura, Priscila Castro, destaca que a novidade fortalece ainda mais o caráter comunitário da festividade.
“A criação do Terraço da Conceição reflete o nosso compromisso em oferecer experiências significativas ao público. Cada detalhe foi pensado para acolher os fiéis e destacar a força da nossa identidade cultural. É um novo cenário que dialoga com a orla, com a história do Círio e com o amor do povo pela Mãe da Conceição.”
Responsável pela coordenação dos eventos da Semc, Francisco Vera Paz reforça o cuidado por trás da concepção do espaço.
“Os artistas santarenos tiveram um espaço de fé pensado especialmente para esse momento. Também ampliamos a programação cultural deste ano para valorizar ainda mais o talento local. É uma celebração construída junto com a comunidade, inclusiva e profundamente marcada pela fé.”, contou.

O Terraço da Conceição já nasce com o peso simbólico de um espaço pensado para a cidade: acolhedor, acessível e profundamente conectado às raízes culturais de Santarém.
Com sua estreia marcada por emoção, música e grande participação popular, o Terraço se consolida como um novo marco na celebração da maior manifestação de fé católica do município.
Por: Weldon Luciano/Ascom-Semc
Com informações das Agência Santarém
