Os principais serviços ofertados pelo Governo Municipal, por meio das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, foram levados para a comunidade Bom Sossego durante ação itinerante realizada na sexta-feira (21), na região do projeto de assentamento agrário Cruzeirão. A iniciativa integrou a programação do 1º Festival “Castanharú” realizado pela Escola Municipal Marcos Rodrigues de Sousa.
Os serviços foram ofertados pela parte da manhã e à tarde, reunindo centenas de moradores das comunidades Bom Sossego, Cruzeirão, Saubão, Santo Antônio, São Domingos e Polpa, e dos ramais do Milho, Lagoa, Copa e do ramal do Pau do Urubu.
Entre os principais serviços ofertados, estavam consultas médicas e de enfermagem, exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), vacinação, além da realização de testes rápidos, pesagem para o programa Bolsa Família e triagem. Só a área da saúde contabilizou 320 atendimentos.
Elivalda Rocha, professora na comunidade Bom Sossego, agradeceu pela descentralização dos atendimentos, principalmente em relação aos serviços da área da saúde, que apresentam uma grande demanda reprimida na região.
“É uma ação de extrema importância porque tem muitas pessoas que, pra chegar até a cidade, têm dificuldades em se locomover até lá, né? Então, já trazendo próximo a eles, já fica mais fácil, principalmente para as pessoas que vêm para o peso do bolsa família, consulta médica, que pra gente ter o atendimento médico tem que agendar, e vindo aqui na comunidade tudo fica mais viável”, destacou a professora.

Elivalda Rocha comemorou a ida das equipes de atendimentos da saúde e assistência social até a comunidade Bom Sossego.
Na área de assistência social, os moradores tiveram acesso rápido e fácil aos serviços de inserção e atualização dos dados cadastrais no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), emissão da carteira do idoso, criação e redefinição da senha Gov, atendimento psicossocial, além de visitas domiciliares dos cadastradores do CadÚnico, totalizando 80 atendimentos.
A agricultora Deliane Santos lembrou dos custos que os moradores têm para chegar até a cidade e o quanto a ida dos serviços para a região foi benéfica para os comunitários.
“Muito bom porque a gente vem e aqui mesmo consegue um serviço da assistência social ou da saúde. Facilita até mesmo na questão da pesagem para o Bolsa Família, que as nossas crianças não precisam perder aula para fazer. Então, a gente só tem a agradecer à gestão e a todos os envolvidos nessa iniciativa”, agradeceu a moradora.

Deliane Santos levou a filha para receber atendimentos de saúde.
O Governo Municipal, por meio das secretarias, faz constantes levantamentos das regiões que concentram o maior número de moradores na zona rural do município para levar os atendimentos e serviços mais requisitados, garantindo o atendimento dos moradores dessas regiões.
“Nossa intenção é levar esses principais serviços para a população e também informação sobre os seus direitos para que eles possam efetivar plenamente a sua cidadania. Apesar de nesta sexta-feira ser facultado no serviço municipal, nossas equipes vieram com todos os serviços possíveis para atender essa grande quantidade de moradores que está aqui nessa extensa região. Esse é um compromisso do governo do prefeito Jaime Silva e continuaremos trabalhando para levar atendimento para quem mais precisa”, finalizou a secretária de Desenvolvimento Social, Aldanete Farias.

Atendimentos foram realizados no barracão da comunidade Bom Sossego.
Por: Érique Figueirêdo/ASCOM-PMO. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém
