Nesta quinta-feira (27), foi realizada a trasladação da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que saiu às 17h da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida, em Santarém, e chegou ao município de Mojuí dos Campos às 19h45. A imagem foi recebida com uma emocionante apresentação do Ministério Paroquial de Evangelização Infantil (MIPEI), seguida da Santa Missa na Igreja Santo Antônio de Pádua, presidida pelo padre Alcides Alves.

O traslado integra a programação preparatória para a 31ª Caminhada de Fé com Maria, que percorre 37 km entre Mojuí dos Campos e Santarém. A romaria tem início logo após a Missa de envio, marcada para às 19h desta sábado (29), e será presidida pelo arcebispo de Santarém, dom Irineu Roman. Após a celebração, os romeiros iniciarão a caminhada na noite do sábado, seguindo até as primeiras horas da manhã do domingo (30).
O coordenador da Coordenação da Caminhada de Fé com Maria (CAFEM), Abel Solano, informou que a trasladação ocorreu conforme o planejamento. “Com a graça de Deus, saímos no horário de Santarém e chegamos 15 minutos antes do previsto, o que nos permitiu realizar a celebração desta noite em Mojuí dos Campos. Tudo transcorreu conforme planejado, com muitas homenagens ao longo do percurso, e foi um momento muito bonito. Nossa expectativa é de um público ainda maior. Pedimos a Deus que tenhamos segurança e que possamos realizar a caminhada com fé e devoção à Nossa Senhora da Conceição”, declarou.

Servidora pública Raila Vanessa Araújo, ao lado da filha Maria Clara, durante a celebração eucarística na Igreja de Santo Antônio. (Foto: Burlamaqui)
A servidora pública Raila Vanessa Araújo, que levou a filha Maria Clara, de 9 anos, pela primeira vez para acompanhar a chegada da imagem, descreveu o momento como inesquecível. “É uma grande satisfação acompanhar a chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição. Como católica, é sempre muito emocionante presenciar esse momento”, ressaltou.

Padre Alcides Alves ao lado do secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Antônio Aguiar. (Foto: Burlamaqui)
O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito de Mojuí dos Campos, Antônio Aguiar, também destacou o planejamento para a segurança da romaria em parceria com o Detran-PA. “Graças a Deus, está chegando a hora de mais um ano de caminhada. A Secretaria de Mobilidade e Trânsito, junto ao Detran, tem a responsabilidade de garantir a segurança dos romeiros da saída do Campo Nogueirão até a BR-163. A partir da rodovia, o policiamento passa a ser de competência da PRF. Organizamos um esquema de isolamento na PA-431, do Campo Nogueirão até a BR-163, a partir das 16h do sábado (29). Pedimos à população que precise se deslocar nesse trecho para que se antecipe, e, se possível, utilize a rota alternativa pela rodovia Santarém–Curuá-Una, até a comunidade de Santa Rosa, acessando em seguida a PA-431 até o Campo Nogueirão”, orientou o secretário.
Programação em Mojuí dos Campos
28 de novembro — sexta-feira
- 07h30 — Celebração eucarística com as escolas do município, na Igreja Matriz de Santo Antônio
- 09h00 — Visita da imagem à Câmara Municipal de Vereadores de Mojuí dos Campos, com entrega da medalha Caminhada de Fé com Maria
- 12h00 — Visita da imagem à sede do Poder Executivo Municipal de Mojuí dos Campos, na Secretaria Municipal de Gestão Financeira (SEMGEF)
- 18h00 — Carreata pelos bairros de Mojuí dos Campos, saindo da Igreja Santa Terezinha, no bairro Vila Nova
- 19h30 — Celebração eucarística, na Igreja Matriz de Santo Antônio
29 de novembro — sábado
- 10h00 — Celebração eucarística, na Igreja Matriz de Santo Antônio
- 14h30 — Terço mariano
- 15h00 — Momento de louvor com shows de bandas católicas, no Campo Nogueirão
- 15h15 — Momento de louvor, na Igreja Matriz de Santo Antônio
- 16h00 — Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja Matriz de Santo Antônio
- 17h00 — Celebração eucarística, na Igreja Matriz de Santo Antônio
- 19h00 — Celebração eucarística de envio da 31ª Caminhada de Fé com Maria, presidida por Dom Irineu Roman, Arcebispo de Arquidiocese de Santarém
- Após a celebração, início oficial da Caminhada de Fé com Maria
A 31ª Caminhada de Fé com Maria reafirma, há mais de três décadas, a devoção mariana na região, reunindo milhares de fiéis em um ato de fé, peregrinação e esperança no oeste paraense.
Por: Elivaldo Silva — Registro Profissional 276-RR. Redação: Elivaldo Silva. Fotos: Burlamaqui / Estado do Pará News
