A menos de 20 dias para o encerramento do ano letivo na Região Metropolitana de Santarém (RMS), a falta de professores do Sistema Modular de Ensino (Some) preocupa estudantes da zona rural.
Segundo os estudantes, na Escola São Félix, na Comunidade do Guaraná, no quilômetro 60 da rodovia Santarém/Curuá-Una (PA-370), há uma semana, duas turmas do período vespertino, estão sem aula de matemática.
Os estudantes temem que a falta de professores do Some, no 1° ano do ensino médio da Escola São Félix, provoque a perda do ano letivo.
“No decorrer deste ano, só estivemos quatro disciplinas e falta o restante, como matemática, sociologia, geografia e outras”, revelou um estudante.
De acordo com a Secretaria de Estudo de Educação (Seduc), ano letivo, no Pará, será encerrado em 18 de dezembro de 2025. Para o ano de 2026, o ano letivo está previsto para iniciar em 2 de fevereiro.
SISTEMA MODULAR
O Sistema Modular de Ensino (SOME), é um modelo de educação que estrutura o ensino em módulos e é voltado para populações rurais, ribeirinhas e indígenas no estado do Pará. Ele foi implementado para levar a grade curricular do ensino fundamental e médio a essas regiões por meio de professores itinerantes.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: Portal Santarém
