Entre a madrugada e o início da tarde desta quinta-feira (4), choveu mais de 12h na zona urbana de Óbidos, no oeste do Pará. A chuva torrencial causou inúmeros prejuízos e várias vias foram obstruídas.

Após centenas de ocorrências registradas na Ouvidoria da Prefeitura Municipal, só no início da tarde a Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi) conseguiu enviar equipes para atender os casos mais urgentes, como o que ocorreu no bairro Santa Terezinha, onde três casas foram inundadas e o muro de um dos imóveis caiu com a força da água.

As ocorrências consideradas mais graves foram mapeadas nos bairros São Francisco, Bela Vista, Perpétuo Socorro e em parte de Santa Terezinha e estão relacionadas a casas alagadas e ruas e travessas intrafegáveis, após a chuva cavar valas que impossibilitam o tráfego de veículos e, em alguns casos, até de pedestres.
A titular da Seurbi, Máira Souza, informou que uma força-tarefa com mais de 50 homens iniciou na tarde de hoje e os trabalhos para atender os casos informados vão se estender pelos próximos dias.

“Nós temos equipes limpando canaletas e bueiros das principais vias, pra evitar novos alagamentos caso a chuva retorne. Temos equipes trabalhando em algumas casas alagadas. Como houve muitos pontos com alagamento, nós não vamos conseguir fazer os atendimentos de todos hoje. Então, a nossa equipe vai priorizar os casos mais urgentes e vamos continuar contando com a colaboração da população que continue nos informando por meio da Ouvidoria da Prefeitura de Óbidos”, explicou Máira.
Apesar da coleta de lixo diária nos bairros de Óbidos, registros de alagamentos por bueiros e canaletas alagadas devido ao acúmulo de lixo foram flagrados em diversos pontos da cidade. A Secretaria de Infraestrutura reforça aos moradores que fiquem atentos à rota dos carros coletores e não joguem lixo nas vias.

“Vem a chuva, acaba obstruindo as canaletas, galerias e aí transborda e, em muitos casos, acaba alagando as casas. Por isso, nós reforçamos o pedido para que você não jogue lixo na rua. Em casos de falha do serviço, recolha a sua sacola que, no dia seguinte, nós vamos fazer a rota, afinal, esses imprevistos acontecem. Evite deixar lixo na rua”, enfatizou a secretária de infraestrutura.

Levantamento
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec), vai iniciar o trabalho de levantamento das famílias atingidas na sexta-feira (5), já que a equipe ainda está em viagem pela zona rural na expedição para distribuir donativos enviados pelo Governo federal.
O trabalho vai subsidiar a elaboração de um plano de ação para o envio imediato de assistência aos afetados, que contará com a atuação de outras secretarias do Governo Municipal.

Ouvidoria
Para repassar informações sobre áreas atingidas pela chuva e situações de risco, acione a Ouvidoria da Prefeitura de Óbidos pelo telefone (93) 99115-8259 ou pelo e-mail pmoovidoria@obidos.pa.gov.br. As centrais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.
Por: Érique Figueirêdo/ASCOM-PMO. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém
