A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Planejamento (Semdip), realizou, na tarde de quinta-feira (15), uma reunião com lideranças de bairros para definir o cronograma de execução do Programa Transforma Santarém: o conhecimento que vira oportunidade para o ano de 2026. As atividades terão início pela Zona Norte da área urbana do município.
O encontro foi conduzido em três momentos: apresentação dos resultados alcançados em 2025, exposição dos cursos ofertados gratuitamente e, de forma conjunta, a definição inicial do planejamento das ações por zonas da cidade.
A construção participativa das políticas públicas é um dos diferenciais da gestão do prefeito Zé Maria Tapajós. Durante a reunião, o secretário da Semdip, Michell Martins, destacou a importância do diálogo direto com as lideranças comunitárias para garantir que o programa atenda às reais necessidades da população santarena.

“Esse diálogo com as lideranças é essencial para que sejamos mais assertivos no diagnóstico do que levaremos para cada zona, pois cada uma possui uma realidade diferenciada. O levantamento feito junto às lideranças torna-se fundamental para identificar as necessidades de capacitação profissional, seja para empreendedores, para quem busca aprimorar suas atividades ou para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho”, ressaltou o secretário.
Em 2025, o Programa Transforma Santarém foi executado em seis etapas na área urbana, beneficiando mais de 600 pessoas por meio de cursos profissionalizantes, palestras, workshops e formações continuadas.
A presidente da Associação de Moradores do bairro Conquista, Josely Pereira, presente na reunião, destacou a abertura do governo municipal ao diálogo e à construção conjunta das ações.

“É grande a satisfação desse chamado feito pelo secretário Michell Martins. Juntos, vamos expandir as ações desse programa que faz a diferença nos bairros e comunidades, porque leva conhecimento e oportunidades para quem mais precisa. Sem dúvida, foi muito bem elaborada pela gestão essa dinâmica de ouvir as lideranças e definir os melhores locais para atender os bairros por zonas”, afirmou.
Para o primeiro semestre de 2026, estão previstos os seguintes cursos: Atendimento ao Cliente, Auxiliar Administrativo, Educação Financeira, Empreendedorismo, Informática, Inteligência Artificial, Libras Básico, Marketing Pessoal, Manipulação de Alimentos, Operador de Caixa e Segurança e Prevenção no Combate a Princípio de Incêndio.

As ações terão início pela Zona Norte, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. O local e o horário ainda serão divulgados, assim como as informações das demais zonas urbanas, que ocorrerão em março (Zona Oeste), abril (Zona Leste), maio (Zona Central) e junho (Zona Sul).
Participaram do encontro, realizado na sala de reuniões da Semdip, um total de 30 lideranças de bairros.
O Programa Transforma Santarém tem como objetivo ampliar conhecimentos, gerar oportunidades e fortalecer a autonomia da população, por meio de capacitações, orientação empreendedora e oferta de serviços essenciais em diferentes regiões do município. A iniciativa integra ações como o Capacita Santarém e a Sala do Empreendedor, contando com parcerias de instituições públicas e da iniciativa privada.
Por: Alciane Ayres/Ascom-Semdip
Com informações da Agência Santarém