A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, na segunda-feira (19), uma série de atividades da campanha Janeiro Branco, voltadas aos servidores da saúde, com foco especial nos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). As ações fazem parte da iniciativa “Cuidar de quem cuida” e reforçam o compromisso da gestão municipal com a prevenção de doenças e o cuidado com a saúde do trabalhador, reconhecendo a importância do bem-estar emocional daqueles que atuam diretamente no atendimento à população.

As atividades acontecem nos dias 19, 20, 21, 22 e 26 de janeiro, com a participação de psicólogos das equipes e-MULTI, Consultório na Rua e das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que desenvolvem estratégias coletivas de autocuidado e fortalecimento emocional. Serão realizados momentos de escuta e cuidado direcionados aos 291 Agentes Comunitários de Saúde da região urbana, com rodas de conversa sobre a importância da saúde mental.
Nesta semana, a atenção está voltada exclusivamente aos agentes da área urbana. No primeiro dia de ação, participaram ACS das Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros Aeroporto, Amparo, Aparecida/Caranazal e Área Verde.

De acordo com a enfermeira e referência técnica de programas do Ministério da Saúde, Kelen Patrícia Carvalho, as ações têm como principal objetivo olhar para o servidor de forma integral.
“Queremos conhecer quem são os nossos ACS, entender como eles estão emocional e mentalmente, identificar possíveis fragilidades e saber se há necessidade de acompanhamento psicológico. Cuidar da saúde mental desses profissionais é fundamental para garantir um cuidado de qualidade à população”, destacou.
Durante os encontros, os participantes são convidados a vivenciar experiências terapêuticas, compartilhar sentimentos e relatar situações vividas no cotidiano de trabalho, na vida pessoal e na convivência familiar. Os momentos favorecem o diálogo, o acolhimento e a troca de vivências, promovendo um espaço seguro para expressão emocional e fortalecimento dos vínculos entre os profissionais.

A terapeuta comunitária e responsável pelas ações das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Jaqueline Matos, reforçou a importância da campanha Janeiro Branco no contexto do serviço público de saúde.
“O Janeiro Branco chama a atenção para os impactos da saúde mental na qualidade de vida e no ambiente de trabalho. Ele reforça a necessidade de prevenção, acolhimento e cuidado contínuo, além de contribuir para a redução dos estigmas relacionados ao sofrimento psíquico e para o fortalecimento dos vínculos entre usuários, profissionais e a rede de saúde”, explicou.

Segundo a Semsa, a programação do “Cuidar de quem cuida” não se restringe ao mês de janeiro. As ações serão estendidas ao longo do ano para contemplar os demais profissionais da Atenção Primária à Saúde, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a valorização dos trabalhadores e a promoção da saúde mental no serviço público.
Por: Leandro Sávio Dias/Ascom-Semsa
Com informações da Agência Santarém