Desde o final da década de 90, quando surgiu o Carnapauxis, para anos mais tarde se transformar em um dos maiores eventos da região, a quinta-feira de carnaval em Óbidos é dedicada às crianças. Na quinta-feira (12), as ruas da cidade foram tomadas por milhares delas que se fantasiaram para pular e aproveitar o bloco Mirim Unidos do Umarizal, que tem reduto no bairro de Lourdes e, desde fevereiro de 1998, integra a programação oficial do Carnapauxis.

Com o tema “As Folias Culturais no Bloco Mirim”, o enredo homenageou manifestações culturais tradicionais obidenses que surgiram em meados da década de 70 e povoaram o imaginário da população local ao narrar lendas, contos e “estórias” sobre os Cordões da Garcinha e da Arara, além dos bois-bumbás Pai do Campo e Pintadinho.

Essas manifestações foram narradas em alas com crianças enfeitadas com personagens típicos deste imaginário popular local, como fadas, indígenas, garcinhas, araras, caçadores e os bois de pano e seus “tripas” mirins.
“É uma homenagem justa onde também lembramos os fundadores dessas folias como Maria José Ferreira, fundadora do Cordão da Garcinha; Antônico Pé de Arpão, fundador do Boi Pai do Campo; e Nenê Três Almas, fundadora do Boi Pintadinho. A gente entende que essas folias foram muito importantes para o desenvolvimento da nossa cultura e, sem essas manifestações, no nosso entender, jamais teríamos um carnaval grandioso como esse. Por isso, hoje, o Mirim faz questão de mostrar para a atual e as futuras gerações que somos uma terra com uma riqueza cultural diversificada que deve ser valorizada”, explicou Milena Vieira, presidente do bloco Mirim.

Além das crianças, famílias inteiras aproveitam a brincadeira para se fantasiarem, tornando um bloco familiar e um dos mais frequentados do carnaval obidense.

Valentina Figueirêdo
Entre os destaques individuais do Mirim, estava a pequena Valentina Figueirêdo de apenas 4 anos. Ocupando pela primeira vez na história do bloco o posto de princesa do Mirim, a pequena foliã empolgou com a sua apresentação.

Nicole Santarém
A Porta-Estandarte Nicole Santarém, de 11 anos, apresentou uma fantasia com cor predominante vermelho, remetendo à beleza da arara vermelha, em homenagem ao Cordão da Arara.

Maria Eduarda
Já a rainha do bloco, Maria Eduarda Assunção, de 13 anos, veio personificada de índia branca que, no enredo do Cordão da Garcinha, é quem avisa à dona da Garça que o caçador a matou. Com uma fantasia com movimentos lembrando a asa de uma garça, Maria Eduarda encantou o público com a sua evolução.
“Foi uma experiência muito boa. Eu já tenho dois anos no bloco. Ano passado eu era porta estandarte e eu só tenho a agradecer a todo mundo. É muito bom estar no meio, dancei muito. Fiquei um pouco nervosa no palco, mas eu dancei muito. A experiência é muito boa e eu quero participar mais vezes”, garantiu a rainha do Mirim.

O Carnapauxis
O Carnapauxis é uma manifestação da cultura popular de Óbidos, município que está localizado na região do Baixo Amazonas, no Estado do Pará. Cidade onde o Rio Amazonas tem o seu desfiladeiro, na parte mais profunda e mais estreita, é rica em tradições históricas e culturais.
O carnaval obidense sempre foi uma manifestação interessante e de cunho folclórico, tanto que tem como ícone a figura exótica e carismática do Mascarado Fobó. Por sua longevidade e originalidade, o Carnapauxis e seu símbolo, o Mascarado Fobó, foram reconhecidos pela Lei Estadual Nº 7.225 de 24 de novembro de 2008 como “Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural e Artístico do Estado do Pará”.

Agenda
Nesta sexta-feira (13), será a vez da apresentação do bloco Serra da Escama que tem como temática a valorização e preservação de um dos principais patrimônios naturais de Óbidos, a Serra da Escama.
Por: Érique Figueirêdo/ASCOM-PMO. Fotos: Odirlei Santos/ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém