A Companhia Cênica de Cínicos estreia nos dias 25, 26 e 27 de outubro com o espetáculo “As Mal Criadas”, uma releitura moderna e cômica do clássico “As Criadas”, escrito por Jean Genet em 1947. Inspirado em um caso real que ocorreu na França dos anos 1930, o texto original aborda a relação complexa entre opressores e oprimidos, revelando o lado obscuro da condição humana. Nesta versão paraense, o enredo é enriquecido com toques regionais, humor grotesco e uma construção corporal caricata, trazendo para a cena contemporânea a irreverência da arte drag Themônia.
O diferencial do espetáculo está nas personagens Claire, Solange e Madame, que não são interpretadas pelos atores Eduardo Costa, Marckson de Moraes e Bonelly Pignatário e, sim, por suas drags Themônias Bunny das Coxinhas, Mila Milambe e Lyssandra Candy, respectivamente, com suas partituras corporais, trejeitos e histórias. São suas criações, dando vida a essas personagens.
A montagem retrata a rotina de Claire e Solange, irmãs e criadas que decidem se rebelar contra a opressão de sua patroa, a Madame. No elenco, as drags dão vida às personagens, transformando o palco em um ambiente de comédia ácida, onde temas como inveja, loucura, ódio e morte são abordados de forma irreverente e crítica.
Processo de criação e construção coletiva
Para a montagem de “As Mal Criadas”, o elenco e a equipe técnica, em sua maioria, é composta por artistas do movimento das Themônias como forma de fortalecer o coletivo e divulgar outras atividades artísticas, além da montação. Temos Themônias na cenografia, fotografia, iluminação cênica, figurino. O processo criação dinâmico e colaborativo, com uma construção cênica marcada pela troca de ideias entre diretores e atores é uma prática da Companhia Cênica de Cínicos. Segundo Lyssandra Candy: “o processo foi rápido e divertido, com as indicações das direções e as contribuições dos atores para as cenas tomarem forma.” Já Mila Milambe, destaca o desafio duplo para as drags, que não só interpretam as personagens, mas também constroem toda a cena com suas poéticas cômicas e exageradas.
Questionada sobre o que o público pode esperar, Mila Milambe diz que o texto é uma crítica contundente ao jogo de poder entre opressores e oprimidos e com muito humor ácido, o público pode esperar uma reflexão sobre os papéis sociais e as dinâmicas de poder, ainda, uma experiência de teatro do absurdo, onde a comédia e a acidez se encontram para provocar risos e questionamentos.
O elenco convida o público a prestigiar o espetáculo “As Mal Criadas”, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, às 20h, no Espaço Porta Azul, localizado na Rua João Diogo, 516 – Campina (Praça da Bandeira). Os ingressos estão à venda por R$ 10,00. O espetáculo foi selecionado pelo “Edital de Múltiplas Linguagens – art. 8º – Lei Paulo Gustavo”.
Ficha técnica
Direção: Adriano Furtado e Larissa Latif
Elenco: Bunny das Coxinhas, Mila Milambe, Lyssandra Candy
Iluminação: Bruno Matos
Cenografia: Adriano Furtado
Figurinos: Juliano Bentes
Confecção de Figurinos: Nando Confecções
Fotografia: Ana Paula Gomes
Assessoria de Imprensa: Emanuele Corrêa
Produção: Francisco Moreira
Prepare-se para uma noite de humor, crítica e muitas surpresas!
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém