Seis espetáculos marcantes e múltiplas vozes da cena teatral da Amazônia desembarcam em Santarém com a terceira edição do Festival Solos do Pará. Entre os dias 21 e 26 de agosto, o Auditório Maestro Wilson Fonseca, localizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), será palco para apresentações que celebram a diversidade e a força do teatro solo. O evento convida o público a vivenciar histórias que transitam entre emoção, humor e reflexões, contemplando diferentes faixas etárias.
A programação abrirá na quinta-feira (21) com o espetáculo Suindara, da Cia Trecos in Mundos, do Amapá, indicado para maiores de 14 anos. Nos dias seguintes, serão apresentados O Sarau do Feupuudo (Manaus), Exagero Total (Pará), Rala, Palhaço! (Pará), Acontece (Pará) e Curupirá (Pará), garantindo uma diversidade de linguagens e temáticas para todos os gostos.
Além das sessões noturnas, o festival promove, no período da tarde (14h às 18h), a oficina gratuita “Montagem de Solos Teatrais”, ministrada pela professora doutora Andréa Flores, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A oficina oferece uma oportunidade valiosa de formação para artistas e interessados no universo do teatro solo, reforçando o caráter formativo e colaborativo do evento.
Idealizado em 2022 pela Associação Artística Cultural Olho D’Água, o Festival Solos do Pará nasceu com o propósito de dar visibilidade e fomentar o desenvolvimento das produções individuais da região. Para o diretor-geral do festival, Elder Aguiar, a proposta tem cumprido seu papel com êxito.
“Nosso objetivo sempre foi criar um espaço onde artistas pudessem apresentar suas produções solo, não só de Santarém, mas também de outras regiões. É um orgulho trazer mais uma vez espetáculos de qualidade e atividades formativas gratuitas para o público, com transmissão em libras e posterior audiodescrição. Este é um festival para todos”, afirma Elder.
Com o compromisso de ampliar o acesso, todas as apresentações serão transmitidas ao vivo pelo canal do Grupo Olho D’Água no YouTube, proporcionando que a programação chegue a um público ainda maior. Ao final do evento, será produzido um e-book reunindo as escritas cênicas dos espetáculos apresentados, garantindo o legado e o registro dessa importante produção cultural.
O Festival Solos do Pará conta com o patrocínio do Banco da Amazônia e Banpará, e apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Secretaria Municipal de Cultura de Santarém, Innov e Grupo de Teatro Iurupari.
Os ingressos são gratuitos e serão distribuído uma hora antes de cada apresentação. Confira a programação completa:
Programação do III Festival Solos do Pará
21/08 – Quinta-feira
14h às 18h – Oficina – Montagem de Solos Teatrais
20h – Suindara – Cia Trecos in Mundos (AP) – 14 anos – 40 min
22/08 – Sexta-feira
14h às 18h – Oficina – Montagem de Solos Teatrais
20h – O Sarau do Feupuudo – Feupuudo Produções (MA) – Livre – 50 min
23/08 – Sábado
14h às 18h – Oficina – Montagem de Solos Teatrais
20h – Exagero Total – Grupo FACES (PA) – 12 anos – 50 min
24/08 – Domingo
14h às 18h – Oficina – Montagem de Solos Teatrais
20h – Rala, Palhaço! – Coletiva Xoxós (PA) – 12 anos – 40 min
25/08 – Segunda-feira
14h às 18h – Oficina – Montagem de Solos Teatrais
20h – Acontece – Flor de Jambu Produções (PA) – 16 anos – 60 min
26/08 – Terça-feira
14h às 18h – Encerramento da Oficina
20h – Curupirá – Coletiva Xoxós (PA) – 16 anos – 50 min
Encerramento do Festival
Por: Natashia Santana
Fonte: Portal Santarém