A programação cultural de um dos eventos mais tradicionais de Óbidos começou com música boa e um público animado que lotou a praia que fica em frente à Vila União do Curumu. O Festival do Tucunaré chegou neste ano à sua 35ª edição, com uma programação mais compacta e mais atrativa, valorizando artistas locais e a tradição da vila que fica distante cerca de 26 km da sede do município.
O luau do Tucunaré, que foi implementado na edição de 2024, abriu oficialmente o festival deste ano, em grande estilo. As atrações musicais preparam um repertório especial para a ocasião, com grandes sucessos da MPB, flashback e pagode.
Com o nível do lago Curumu mais alto do que nos anos anteriores, a faixa de areia branca da praia ficou lotada para a primeira noite de programação, comprovando a aprovação do público sobre as mudanças no evento, que ocorreram desde que a Secretaria de Cultura e Turismo (Semcut) passou a realizar o festival em conjunto com a comissão de moradores da localidade.
“O Governo Municipal está feliz por, pelo segundo ano, participar da organização desse evento, que abre com esse luau que inovou o festival e deu certo com a aprovação do público que, em relação aos anos anteriores, quadruplicou. Então, isso é sinônimo de sucesso. Parabenizo aqui a Secretaria de Cultura, na pessoa do secretário Luiz Carlos, e aos comunitários que integram a organização do festival. Vamos continuar somando com o Curumu para impulsionar cada vez mais o Festival do Tucunaré e o turismo nessa região que é paradisíaca”, disse o vice-prefeito Jalico Aquino, que participou da abertura do festival.
Vice-prefeito Jalico Aquino ressaltou a importância de investimentos para impulsionar o turismo na região.
Francisco Di Paula, servidor público e radialista, parabenizou as mudanças e destacou o crescimento do festival.
“Vale a pena participar do luau que a prefeitura promove por ocasião do Festival do Tucunaré. É um momento de descontração. Momento onde as pessoas se congregam. Onde as pessoas vêm fazer e rever amigos, com música de qualidade. Então, o que a gente percebe é o crescimento a cada ano, a organização se tornando efetivamente melhor. Então, é digno de muitos aplausos essa iniciativa”, parabenizou Di Paula.
Francisco Di Paula destacou o crescimento do Festival do Tucunaré.
A bancária Maria Biá Sarrazin, que estava acompanhada de familiares e amigos, participou pela primeira vez do luau do Tucunaré e ficou encantada com a atmosfera que o evento proporciona.
“Eu tô achando maravilhoso. É esplêndido esse luau. Tô muito feliz por estar aqui para prestigiar esse evento agradável nesse lugar lindo que é o Curumu. Parabéns a todos os envolvidos”.
Luau do Tucunaré contou com a apresentação de artistas locais.
Coordenação integrada
Desde 2024, o Governo Municipal participa diretamente na organização do Festival do Tucunaré , diferente dos anos anteriores, em que apenas era um apoiador. A medida é uma estratégia para incentivar os moradores a manter a tradição e impulsionar a economia local.
Além da estrutura na praia do Curumu, a Semcut articulou apoio dos órgãos de segurança pública e, junto à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), definiu o plano de trabalho para garantir o suporte da equipe de socorristas do serviço de urgência e emergência.
Entre os incentivos do governo na ação integrada com a coordenação, está a manutenção do acesso à praia via ramal, realizado pela Secretaria de Infraestrutura, permitindo o trânsito de veículos leves e pesados até o local do festival.
A programação do 35º Festival do Tucunaré segue neste domingo (28) na praia da vila.
28 de setembro (domingo)
10h – Banda Top 15
12h – Banda 100% Curumu
14h – Banda Brisa Show
16h30 – Desfile das candidatas à Rainha do 35º Festival do Tucunaré
17h – Trio Lazer (Tony Lazer, Danilão Swing Bom e Gisele Silva)
Por: Érique Figueirêdo. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém