A noite de sexta-feira (22) foi especial para os moradores da comunidade Castanhanduba, localizada em um dos seis territórios coletivos remanescentes de quilombo, no município de Óbidos. A 2º edição da Noite Cultural em Alusão à Consciência Negra movimentou a comunidade escolar do Polo Educacional 9, que integra quatro escolas dessa região.
Ao longo das últimas semanas, os alunos se prepararam para apresentar uma diversificada programação, que contou com apresentações teatrais, dança, música, poesia e a atuação cativante de crianças, adolescentes e jovens negros, que mostram à comunidade o valor da cultura quilombola e o amor por sua ancestralidade.
Janison dos Santos, professor na Escola Antônio Ribeiro de Vasconcelos, da comunidade Ponte Grande, apresentou com as suas turmas do terceiro ao quinto ano, a coreografia da música “Pérola Negra” de autoria de Luiz Melodia, interpretada por Daniela Mercury. Emotivo, ao lado dos alunos, ele falou da importância desse momento para toda a comunidade.
“Nossa ideia foi repassar para os nossos alunos que somos muito importantes. Nossa cor e nossa raça têm uma história muito rica. Nosso trabalho foi repassar esse sentimento pra eles, pra que eles entendam a importância deles nesse contexto de luta e resistência”, explicou o professor.
Na área externa da Escola do Castanhanduba, uma plateia atenta interagia com as apresentações e se orgulhava da sua cultura e da desenvoltura dos alunos, durante as 13 apresentações que fizeram parte da noite cultural.
“Nossa intenção foi exatamente essa, chamar a atenção não só da nossa comunidade Castanhanduba, mas das outras comunidades onde estão as escolas do nosso polo: Ponte Grande, Apuí e Serrinha. Essa sem dúvida é uma noite especial para a nossa cultura negra. Mas, é também uma forma de conscientizar todas as nossas comunidades da importância da nossa história, do legado que ela nos deixou e de como devemos nos manter firmes nessa luta constante contra o preconceito”, disse Adjaine Cavalcante, coordenadora pedagógica do polo Castanhanduba.
Entre as apresentações que mais chamaram a atenção do público, esteve a dramatização dos alunos do 5º ano. Com figurino impecável, as crianças dramatizaram a rotina cruel dos escravos em meados do século XVI, até a promulgação da Lei Áurea em 1888, quando os negros foram libertos.
Glenda Franco, coordenadora do Departamento de Educação Quilombola da Secretaria Municipal de Educação (Semed), explica que o objetivo é estimular as unidades de ensino para que cada vez mais a temática quilombola seja abordada como forma de conscientização de toda a comunidade escolar.
“O objetivo nosso enquanto coordenação da Educação Quilombola é trabalhar com os nossos alunos e também com todos os nossos servidores, porque todos fazem parte do processo educacional do qual é importante pra gente combater essas ações de preconceito, racismo que ainda tá impregnado no nosso mundo contemporâneo, apesar de a gente viver no mundo diverso de miscigenação de cores e raça”, ressaltou Glenda.
Educação quilombola
A celebração na comunidade Castanhanduba reuniu alunos, professores e equipes de apoio das escolas Antônio Ribeiro de Vasconcelos (Ponte Grande), São Sebastião (escola sede do polo), Santa Maria (Apuí) e Nova Esperança (Serrinha).
O polo 9 reúne cerca de 288 alunos que estão dentro de um dos maiores territórios quilombolas do município de Óbidos, por isso a Semed, implementa uma metodologia de ensino-aprendizagem diferenciada, que discute um cronograma pedagógico diferenciado ao longo do ano para essa região, por meio do Departamento de Educação Quilombola.
Por: Érique Figueirêdo, com fotos de Odirlei Santos/ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém