Ao desembarcar no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, os passageiros serão imediatamente imersos na magia do Sairé, um dos maiores símbolos culturais e religiosos de Santarém. O espaço de desembarque será transformado com cores e movimentos: banners e arcos do Sairé, fitas coloridas dançando ao vento e réplicas dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, ícones do festival, receberão os visitantes.
A chegada contará ainda com uma breve saudação conduzida por representantes do rito religioso e apresentações culturais, incluindo casais de carimbó, que trarão ritmo, dança e alegria para criar um ambiente acolhedor e festivo desde o primeiro instante.
A recepção especial acontecerá na segunda-feira (15), às 13h30, acompanhando a chegada de um voo específico. Nos dias 16, às 14h15, e 17, às 13h30. A iniciativa busca proporcionar aos passageiros uma experiência única: celebrar a cultura local, compartilhar tradições e transmitir o calor humano característico de Santarém.
A ação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), e a Aena, empresa responsável pela administração do aeroporto.
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, ambos receberam apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura.
Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola e Vivo. Agência oficial: Maná Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.
Por: Katrine Bentes/Ascom-Semtur
Fonte: Portal Santarém