A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), organizou, nesta sexta-feira, 6, uma reunião intersetorial para alinhar as diretrizes de organização do Carnaval, com foco especial nos blocos de rua. O encontro reuniu representantes de diversas secretarias municipais, órgãos de segurança e representantes dos blocos carnavalescos, com o objetivo de garantir um Carnaval seguro, organizado e dentro das normas legais.

Planejamento do Carnaval de Santarém 2026 envolve diversos órgãos.
Durante a reunião, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) destacou que o alinhamento prévio com os blocos e os órgãos de segurança tem sido fundamental para o planejamento do evento. Segundo Ariadne Lima, chefe da Divisão de Planejamento e Projetos da pasta, este foi o terceiro encontro para tratar da organização do Circuito Tapajônico de Carnaval. “Tudo já vinha sendo discutido previamente, especialmente a organização do circuito e os pontos essenciais para o bom andamento do Carnaval”, explicou.
A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Vânia Portela, ressaltou que a Semma tem intensificado suas ações pensando especificamente no período carnavalesco, com foco na prevenção de impactos ambientais e no ordenamento dos espaços públicos. Entre as medidas adotadas estão o fortalecimento da fiscalização ambiental, com equipes de plantão durante o Carnaval, e a expedição da Portaria nº 002/2026, que proíbe o uso de equipamentos de som do tipo “paredão” por eventos particulares em espaços público durante o período oficial do Circuito Tapajônico.
Vânia Portela também destacou a realização da blitz educativa Carnaval Consciente, marcada para o dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval, que irá orientar motoristas e foliões sobre atitudes responsáveis durante a festa. “O Carnaval é um momento de celebração, mas também exige consciência ambiental. Nosso papel é orientar para o uso adequado dos espaços públicos, a redução de impactos e o respeito à cidade”, afirmou.

Representante de bloco avalia como positiva as reuniões prévias e organização.
Representando os blocos carnavalescos, Odete Costa, do Bloco do Bodó, avaliou de forma positiva a realização das reuniões de alinhamento e destacou a importância do diálogo com a gestão municipal. Para ela, os encontros são fundamentais para esclarecer dúvidas e garantir que todos estejam amparados pelas regras e pela legislação. “Essas reuniões ajudam a entender como tudo vai funcionar e quais são as regras, trazendo mais segurança para quem organiza e para quem participa do Carnaval”, afirmou.

Carnaval participativo e planejado de forma integrada.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com um Carnaval participativo e planejado de forma integrada, conciliando cultura, segurança, ordenamento urbano e responsabilidade ambiental.
Por: Cibele Pixinine/Ascom-Semma
Com informações da Agência Santarém